x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 756

Contabilização de nf

Tatiana Alves Inácio

Tatiana Alves Inácio

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 20:12

Bom dia.
Estou em dúvida de como lançar uma nota fiscal de compra de matéria prima enviada para industrialização por conta de terceiros. É necessário usar contas de compensação ou eu posso simplesmente lançar essa nota no meu estoque de matéria prima e no pagamento pela industrialização realizada dar baixa na MP e lançar em produtos acabados?
É correto a Empresa que efetua essa compra emitir uma NF de remessa para o industrializador? Preciso de ajuda, urgente!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 21:06

Boa noite, Tatiana, e bem vinda ao Fórum Contábeis

O correto para este fato é a utilização das contas de compensação. Esclarecimentos adicionais você pode obter neste tópico, com créditos a Saulo Heusi.

Ainda há outros profissionais que preferem utilizar uma subconta no grupo das contas de estoques cuja nomenclatura pode ser "Mercadorias (ou produtos) em Poder de Terceiros"; a conta a ser utilizada fica a seu critério.

Concluindo, será sim necessário expedir notas fiscais de envio e também do retorno da matéria beneficiada, pois somente notas fiscais são documentos hábeis para oferecer lisura à operação e também indicar os custos compreendidos neste processo. Inclusive há CFOPs específicos para esta movimentação.

Saudações

Nota:
1) Em sua próxima postagem evite utilizar palavras congêneres a "urgente" ou "com urgência" porque o Fórum Contábeis é gratuito e isto fere as normas internas

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade