x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 619

Empresa que tenha como atividade Centro Distribuidor de prod

Karina Gomes Galvão

Karina Gomes Galvão

Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 13:45

Pessoal, boa tarde!

Tenho um cliente que possui hoje 03 empresas ME (cada uma em nome de uma pessoa,sendo assim cada qual com seu CNPJ). Todas possuem como atividade econômica o CNAE 47.21-1-04 - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes.
Este mesmo cliente agora irá abrir uma 4ª empresa com mesma atividade econômica, agora em nome de sua filha e assim mais um CNPJ.
Ele está com ideia de abrir também um centro de distribuição para estas empresas. Onde este centro distribuidor irá comprar e assim fornecer às demais empresas. As compras passariam a ser todas realizadas por este centro distribuidor.
Minhas dúvidas são: 1- Abrindo este centro de distribuição o mesmo poderá fornecer para demais empresas, mesmo que elas não possuam CNPJ de filiais? Em caso positivo, deve-se emitir uma nota de simples remessa?
2 - No caso, as empresas antigas podem continuar como ME normalmente, cada uma com seu CNPJ e cada qual com seu sócio proprietário?
3 - Quando falamos em centro de distribuição ele só pode fornecer para filial?
4 - Assim que o centro de distribuição for aberto, a empresa passará a ter o regime tributário Lucro Presumido? Ou pode manter o regime Simples Nacional?
5 - A apuração do imposto passará a ser única? Ou todas as empresas continuam fazendo sua apuração normalmente? Elas podem continuar no regime Simples Nacional?

Ele está com esta ideia, mas não estamos sabendo se seria compensatório para ele. Já fiz outras pesquisas e não obtive uma resposta que me ajudasse.
Espero que alguém possa nos dar uma ajuda.

Aguardo por retorno

Att
Karina

Jose Pereira de Souza

Jose Pereira de Souza

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 14:39

Karina, boa tarde
1 - o centro de custo nao tem nada ha ver com as empresas, portanto, ele emitira nf de venda para as 3 empresas mesmo que seja a preço de custo.
4 - depende do faturamento para se enquadrar no simples.
5 - cada uma fará sua apuraçao normalmente.
att
pereira

Karina Gomes Galvão

Karina Gomes Galvão

Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2016 | 07:59

Pereira, muito obrigada pela atenção.

Mas, mais uns esclarecimentos.... Então no caso, como será uma empresa nova, posso enquadrar este centro de distribuição no regime simples nacional, até ele atingir o limite, certo? Não tenho obrigatoriedade de enquadrá-lo como lucro presumido.

Ele seria apenas um centro para compras de diversos fornecedores para suprir estas outras lojas, isso? Outra questão. As empresas já existentes não iriam mais comprar de diversos fornecedores. Pois passariam a receber somente deste centro distribuidor. Isso influencia em algo na contabilização da empresa?

Mto obrigada mais uma vez.

att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade