Karina Gomes Galvão
Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente ContabilidadePessoal, boa tarde!
Tenho um cliente que possui hoje 03 empresas ME (cada uma em nome de uma pessoa,sendo assim cada qual com seu CNPJ). Todas possuem como atividade econômica o CNAE 47.21-1-04 - Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes.
Este mesmo cliente agora irá abrir uma 4ª empresa com mesma atividade econômica, agora em nome de sua filha e assim mais um CNPJ.
Ele está com ideia de abrir também um centro de distribuição para estas empresas. Onde este centro distribuidor irá comprar e assim fornecer às demais empresas. As compras passariam a ser todas realizadas por este centro distribuidor.
Minhas dúvidas são: 1- Abrindo este centro de distribuição o mesmo poderá fornecer para demais empresas, mesmo que elas não possuam CNPJ de filiais? Em caso positivo, deve-se emitir uma nota de simples remessa?
2 - No caso, as empresas antigas podem continuar como ME normalmente, cada uma com seu CNPJ e cada qual com seu sócio proprietário?
3 - Quando falamos em centro de distribuição ele só pode fornecer para filial?
4 - Assim que o centro de distribuição for aberto, a empresa passará a ter o regime tributário Lucro Presumido? Ou pode manter o regime Simples Nacional?
5 - A apuração do imposto passará a ser única? Ou todas as empresas continuam fazendo sua apuração normalmente? Elas podem continuar no regime Simples Nacional?
Ele está com esta ideia, mas não estamos sabendo se seria compensatório para ele. Já fiz outras pesquisas e não obtive uma resposta que me ajudasse.
Espero que alguém possa nos dar uma ajuda.
Aguardo por retorno
Att
Karina