x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 18.317

Saldo Credor no Ativo

Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 14:16

Boa Tarde!

Estou com uma duvida a respeito de lançamentos que estamos escriturando, uma empresa que tem um saldo credor no banco no final do exercício para qual conta devo transferir esse saldo? Pois não posso encerrar um balanço com a conta credora no meu ativo.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3 , Escriturário(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 14:40

Rafael , boa tarde!

Só complementando o que o Salvador mencionou, verificar se não há cheques a compensar (cheque pre), neste caso teria que ter uma conta de cheques a pagar no Passivo Circulante.

Analise bem o porquê deste saldo credor... e realoque o valor para a nomenclatura correta no passivo circulante, ou corrija o "erro" caso exista.

Att.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Rafael

Rafael

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 14:49

Ok.. O saldo credor no banco é por conta de uso de cheque especial...ai no inicio do exercício seguinte o cliente já conseguiu quitar esses débitos e a conta volta a ser devedora...

Mais em qual classificação vou usar?? Vou criar uma sub conta dps de empréstimos bancários como "Bancos Conta Garantida"?

E como ficaria isso em nota explicativa..pois nao é um empréstimo, esse valo so foi tirado do ativo pq nao pode ser encerrado com o saldo credor, no inicio do exercício seguinte eu ja transfiro ele novamente para a conta banco.

Ou eu adiciono uma conta junto com os empréstimos bancários, que o cliente adquiriu para melhoria da empresa.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 14:55

Rafael, pode criar uma conta analítica no grupo sintético de empréstimos.
Sugestão - Cheque especial a pagar ....

No exercício seguinte você volta a conta para o ativo, a fim de continuar os lançamentos contábeis na conta banco.

Nota explicativa - o que aconteceu realmente - "uso do limite permitido pelo cheque especial" - fica claro para qualquer leigo.

Att.
Nivaldo

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 16:10

Boa tarde Srs.

Em regra geral, contas do ativo são de natureza devedora, como bem sabemos. Salvo em alguns casos de contas redutoras como depreciações, amortizações, exaustões, PECLD, juros a incorrer e etc.

Só me deixa espantado olhar em um balancete no meio do período, 31/03, 31/05 e etc. e lá me deparar com contas do Ativo com saldos credores, como a conta Banco C/Mov.

Deve-ser contabilizar a operação, digo, o fato de forma individual. Ao meu ver transferir o saldo credor no final do período para o passivo fere o princípio contábil da competência. Além de não representar de forma fidedigna e temporal a informação contábil.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 16:15

Felipe, boa tarde...

Como é o procedimento correto? Deixa o Saldo credor no ativo, ou cada vez que o saldo do banco ficar credor transfere ele para o passivo como empréstimo?

Por favor, pode exemplificar para mim, pois tenho muitos deste tipo de caso aqui, e estou procedendo da forma que informei ao Rafael.

Att.

Nivaldo.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Izaque de Moraes

Izaque de Moraes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 16:17

Felipe Sarmento Rosemberg,

Quando um cliente fica com saldo credor no banco por ter utilizado o cheque especial, não seria um "empréstimo de curto prazo"?

Izaque de Moraes
Contador
Brasília-DF

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2016 | 16:28

Nivaldo Pagotto

Cheque-especial é um limite de CRÉDITO disponível e vinculado a uma conta para suprir alguns casos de necessidade e imprevisão. Pode ser tratado como um empréstimo, pois assume características idênticas a de um. O correto é contabilizar o fato, ou seja, a operação.

Se eu não possuir dinheiro suficiente na conta e mesmo assim pagar uma duplicata, a diferença entre o saldo que eu tinha e o valor pago ao fornecedor deverá ser lançada em uma conta do Passivo.

Exemplificando, existia saldo de apenas R$ 500,00 porém, a duplicata que paguei foi de R$ 2.000. O lançamento deve ser feito da seguinte forma:

Pelo pagamento da duplicata e automaticamente contraindo o empréstimo no cheque-especial.
D - Fornecedor "X"(PC) R$ 2.000,00
C - Banco ABC S.A(AC) R$ 500,00
C - Cheque Especial Banco ABC S.A(PC) R$ 1.500,00

O que não se deve fazer é acumular saldo credor na conta bancária e no final do período simplesmente transferir para uma conta de passivo, essa prática não evidenciaria a informação contábil real. Além de ferir princípios, não carrega todas características qualitativas que deveria.

Tomei como base apenas o CPC 00, que trata da estrutura conceitual.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade