x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.759

qual é a forma correta de contabilizar consórcio

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 4 junho 2009 | 10:22

um bom dia a todos,
eu gostaria muito que alguem ,que realmente entenda do assunto me ajudasse a respeito da contabilização: de consorcio seu que muitos temas foram postos aqui ref.a esse assunto mas nenhum me satisfez, por isso o motivo de minha duvida , veja bem uma empresa X adquiriu um consorcio de um veiculo celta no valor de 30.000,00 parcelado em 60 vezes, veja bem o que estou fazendo : 30.000, / 60 = 500,00 , esse seria o valor de cada prestação r$ 500,00 correto ?
só que o consorcio (como todos eles) sofrem alteração no valor ou seja esse valor não será fixo, como num financiamento por exemplo, acho que de ano em ano esse valor é corrigido , juntamente com todas aquelas taxas (taxa adm.,fundo de reserva, fundo comum, seguro etc etc)
li um vez que eu poderia contabilizar dessa forma .
o valor do bem eu lanço Debito cta.consorcio em andamento lá no ativo , e Credito cta. consórcio a pagar lá no passivo, e todo o mes eu lançaria 500,00 o valor que desse a mais ou seja se a empresa pagou 540,00 os 40,00 eu lançaria como despesas financeira, acho que dessa forma esta incorreto.
e a minha duvida é essa: como realmente lanço consorcio ? por isso que no começo escrivi "alguem que realmente conheça a forma de contabilização de consórcio", e que se possivel me explique de uma forma simples e correta, pq o que já lí aqui
são respostar longas com pouco conteúdo.
desde já muito grato a todos
abraços

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 4 junho 2009 | 23:24

Boa noite Natalício,

Clique aqui para saber mais acerca da contabilização da aquisição de bens por meio de consórcios.

Esta matéria aborda inclusive a contabilização do acréscimo da dívida a partir da data de recebimento do bem.

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies