Boa noite Vanessa,
Se a atividade da empresa é a revenda de veículos, você não deve pensar em uma única transação. Seu raciocínio deve ter em conta todas as transações da empresa, não apenas uma.
Vale dizer que a empresa pode ter apurado lucro a despeito de ter vendido um veículo com incontestável perda.
Por outro lado pode ocorrer exatamente o contrário, ou seja, a empresa ter vendido veículos com lucro e ao final do período ter apurado prejuízo devido ao excesso de despesas.
A contabilização da perda nos termos que você pretende só ocorre quando a empresa cuja atividade não é a de revenda de veículos, vende um que compunha os bens de seu Ativo Imobilizado e naquela transação apurou prejuízo ou invés de ganho.
Como se pode ver, são casos diferentes e devem ser tratados de maneira diferente.
No primeiro a empresa revende veículos, os lucros ou prejuízos serão apurados na apuração de Resultado do Exercício pelo confronto de receitas versus custos e despesas.
No segundo caso a empresa não revende veículos. Eventualmente vendeu um que possuía no Ativo, a apuração de ganhos de capital daquela transação determinará se houve (ou não) perda. Esta apuração independente da apuração do resultado operacional da empresa, ou seja, ele pode ter apurado lucro nas operações normais e perda na venda daquele veículo.
...