Jhonattan Miranda
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia caros colegas.
Gostaria de tirar uma dúvida que anda me matando.
Faço a contabilidade de uma empresa que tem sua matriz e uma filial. Na apuração do IRPJ/CSLL desse 3º trimestre de 2016, a Matriz teve um lucro X e a Filial, um prejuízo Y. Como esses tributos (IRPJ e CSLL) são calculados e pagos de forma consolidada, meu resultado do exercício para apuração dos dois foi (X-Y).
Minha dúvida é quanto a contabilização. Como fazemos contabilidades separadas para cada empresa (Matriz e Filial), como posso contabilizar essa despesa com provisão dos tributos? Se eu contabilizo o valor correto (já consolidado), quando tirar um balancete individual da matriz, o valor apurado não irá bater com o valor do resultado apurado, visto que este foi maior. Porém, se eu contabilizo com o valor apurado individualmente na matriz, estou considerando uma despesa inexistente, visto que a despesa com as provisões foi menor por conta do prejuízo da filial.
Alguém tem uma luz sobre essa situação?
Posso contabilizar o valor já consolidado e esquecer essa questão de o resultado do exercício da matriz não bater com o calculo do IRPJ e da CSLL?
Att.
Jhonattan Miranda
Jhonattan Miranda
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)