x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.418

Contabilização IRPJ e CSLL - Matriz e Filial

Jhonattan Miranda

Jhonattan Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 11:44

Bom dia caros colegas.

Gostaria de tirar uma dúvida que anda me matando.

Faço a contabilidade de uma empresa que tem sua matriz e uma filial. Na apuração do IRPJ/CSLL desse 3º trimestre de 2016, a Matriz teve um lucro X e a Filial, um prejuízo Y. Como esses tributos (IRPJ e CSLL) são calculados e pagos de forma consolidada, meu resultado do exercício para apuração dos dois foi (X-Y).

Minha dúvida é quanto a contabilização. Como fazemos contabilidades separadas para cada empresa (Matriz e Filial), como posso contabilizar essa despesa com provisão dos tributos? Se eu contabilizo o valor correto (já consolidado), quando tirar um balancete individual da matriz, o valor apurado não irá bater com o valor do resultado apurado, visto que este foi maior. Porém, se eu contabilizo com o valor apurado individualmente na matriz, estou considerando uma despesa inexistente, visto que a despesa com as provisões foi menor por conta do prejuízo da filial.

Alguém tem uma luz sobre essa situação?

Posso contabilizar o valor já consolidado e esquecer essa questão de o resultado do exercício da matriz não bater com o calculo do IRPJ e da CSLL?

Att.
Jhonattan Miranda

Att.

Jhonattan Miranda

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 11:48

Jhonattan Miranda

Neste caso eu faria a provisão normal (individual) de IRPJ/CSLL e unificaria o passivo na matriz utilizando contas de transferencia.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Jhonattan Miranda

Jhonattan Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 12:01

Entendi.

Mas como fazer essa contabilização na filial?

Exemplo:
Na matriz ficaria assim
D - Provisão IRPJ (Valor individual)
C - IRPJ a recolher (Valor individual)

Depois a compensação:
D - IRPJ a recolher (Valor abatido do prejuízo da filial)
C - Conta Corrente Filial (Passivo - Visto que esse valor será gerencialmente repassado a filial)

Beleza, mas e na filial?

D - Conta Corrente Matriz (Ativo, pois é um crédito a receber)
C - ?

Pensei por um instante em creditar a conta de despesa com provisão de IRPJ e CSLL na filial, mas não fico nem um pouco confortável em ver uma conta de natureza devedora, com saldo credor, mesmo em consequência do prejuízo.

Att.

Jhonattan Miranda

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade