x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 15.939

Imobilizado Valor Minimo / Depreciação

Anderson Ávila Vasconcelos

Anderson Ávila Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Terça-Feira | 1 novembro 2016 | 15:43

Olá colegas, lendo alguns tópicos sobre valor minimo de imobilizado, me gerou uma duvida. Um bem "computador" foi adquirido pelo valor de 900,00 reais que fica abaixo do valor minimo para imobilizações que é de 1.200,00. Sabemos e devemos lançar essa aquisição no ativo imobilizado por se tratar de um bem de vida superior a 1 ano. Contudo minha pergunta é: Quando finalizar o exercício no qual vou depreciar meus bens, posso depreciar essa aquisição também, mesmo sabendo que ele custou abaixo do valor de imobilização. Obrigado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 novembro 2016 | 11:53

Anderson,

No seu próprio questionamento, você mesmo respondeu à dúvida.

Sabemos e devemos lançar essa aquisição no ativo imobilizado por se tratar de um bem de vida superior a 1 ano

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 00:04

Boa Noite,
Só completando com o dispositivo legal.

Decreto Lei nº 1598/77
Artigo 15 O custo de aquisição de bens do ativo não circulante imobilizado e intangível não poderá ser deduzido como despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) ou prazo de vida útil não superior a 1 (um) ano.

A grande questão do valor de R$ 1.200,00 é para se deduzir como DESPESA direto. Mas para imobilizar, segue o conceito geral, de uso e vida útil superior a 1 ano, independente do valor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade