x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 527

Entrada em Estoque

Augusto César Guimarães de Moura

Augusto César Guimarães de Moura

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 11:00

Caros colegas, bom dia.

A pouco surgiu uma dúvida a respeito da entrada ou não de alguns produtos em estoque, mas para auxiliar na análise da minha dúvida digo que trabalho em um Hospital Filantrópico.

De uma forma macro podemos classificar os produtos como estocáveis, não estocáveis (consumo direto) e imobilizados. A minha dúvida está relacionada aos produtos de consumo direto e que não são estocáveis. Por exemplo um saco com parafusos ou cimento que é comprado e já é consumido pela equipe de Manutenção na rotina diária.

Hoje é dada entrada da nota fiscal em estoque e logo na sequencia a saída de consumo para o Centro de Custos específico.

A legislação nos obriga a continuar com essa rotina ou posso simplesmente dar entrada na nota fiscal direto no Financeiro para realizar os respectivos pagamentos? Já que eu não mantenho esse produto em estoque e não contro o consumo parcial.

Muito obrigado.

Atenciosamente,
Augusto.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 14:40

Augusto,

Deve entrar no livro fiscal de entradas sim e, quando for encerrar o "inventário" irá constar apenas as mercadorias existentes, as consumidas deverão ser especificadas em um livro controle de estoque (uso e consumo).

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3 , Escriturário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 14:58

Augusto, boa tarde!

Contabilmente se for consumido imediatamente e o recurso utilizado para a aquisião é proprio, pode considerar despesa diretamente.
Se o dinheiro for por doação com proprósito específico - Verba governamental, isto deve ser reconhecido de acordo com o consumo.

Se acaso utillizar diretamente como despesas, deve verificar qual o sistema interno do hospital, pois o trâmite de controle de materiais para evitar possíveis roubos deve ser mantido.

É Bom você conversar com o responsável geral pelo setor para verificar qual a atitude a ser tomada.

Quanto à questão fiscal, segue o que o Sr. Kaik orientou.

Att.

Nivaldo.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade