x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 12.791

estorno creditos icms

Sandra  Xisto

Sandra Xisto

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 9 junho 2009 | 21:07

Olá, estou precisando de uma ajudinha para efetuar um estorno de créditos de ICMS.

Em agosto de 2008 a empresa "A" ( LR) comprou mercadorias da empresa "X", que na data da operação transferiu créditos de ICMS no valor de R$ 382,55 os quais foram integralmente aproveitados. Em março de 2009 a empresa "X" notificou a empresa "A" que estava no Simples Nacional em 2008 e não poderia ter transferido os créditos devendo a "A" estorná-los. Em abril foi recolhido o valor correspondente ao credito com juros.

Estou fechando o exercício de 2008 da empresa "A" e estou com dúvidas como proceder com os lançamentos.

Na data da compra (15/08/2008) fiz o seguinte lançamento:

D - compras de mercadorias (CR) 3.570,47
D - ICMS a recuperar (AC) 382,55
D - Banco 3.187,92

Agradeço

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 13 junho 2009 | 21:41

Sandra Xisto

1)A Conta de Mercadorias está com o saldo correto, haja vista que foi feito um inventário físico e registrado em Livro;

2)A conta de Banco está correta porque voce creditou(e não debitou) 3.187,92, efetivamente aquilo que voce pagou;

3)A contas de ICMS a Recuperar está correta porque deve está fechando com o Livro Fiscal.

O que está errado é que voce recolheu ICMS a MENOR.

Consequencia, o CMV ficou a menor, ou seja teria que ser 3.570,47 e não 3.187,92. Diferença esta justamente no valor do ICMS, influenciando assim no Resultado final.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Sandra  Xisto

Sandra Xisto

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 15 junho 2009 | 21:42

Olá M Messias

Obrigada por responder e me perdoe, pq cometi um erro no lançamento

compra de mercadoria para revenda no valor de 3.570,47

D compras de mercadorias (CR) 3.187,92
D ICMS a recuperar (AC) 382,55
C banco 3.570,47

a diferença do icms foi recolhida qdo a minha empresa recebeu o comunicado que deveria estornar. Minha dúvida é como devo efetuar o estorno, pelo estoque de mercadoria (AC)?
os creditos foram utilizados em 2008 e serão estornados em 2009.

em relação ao seu comentario sobre a conta mercadoria observe no lançamento acima que não lanço na conta compras o valor bruto da nota pq retiro o icms entendeu... está correto?

a apuração do cmv é feita no trimestre pelo estoque final.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade