x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 692

Contabilização de aumento de capital social

Maurício Turon Rocha

Maurício Turon Rocha

Iniciante DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 08:29

Bom dia!

Preciso da ajuda de vocês!!

A questão é um pouco mais complexa do que o título e pesquisei no fórum e não achei nada próximo.

A empresa que eu trabalho realizou um aumento de capital social, em 28/10, mediante a conversão de passivo que detém junto sua acionista majoritária estrangeira.

Para tanto realizou contrato de cambio simbólico com fechamento do contrato de cambio simbolico em 28/10.

Ocorre que, após a conversão da maior parte da divida, a matriz solicitou que mais um valor residual fosse convertido e em 09/11 foi realizado novo contrato de cambio simbolico convertendo a quantia residual.

Ocorre que, em razao dessa complementaçao a empresa optou em realziar somente uma AGE de aumento de capital englobando os dois aumentos, porém no balanço mensal de outubro foi lançado o valor do primeiro aumento.

Minha duvida é: Poderia ter sido lançado no balanço de outubro sem a ata da AGE ter sido arquivado na Junta Comercial, mas em razão do fechamento do contrato de cambio?

Acho que ficou um pouco confuso, caso tenham duvida so perguntar!!

Desde já obrigado a todos que colaborarem!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 09:10

Amigo,

A contabilização de atos e fatos administrativos ou modificativos e, no teu caso em especial, só poderia ocorrer mediante documento arquivado no órgão competente de registro.

Estão, doravante, melhor rever os conceites meramente contábeis.

Boa sorte.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Maurício Turon Rocha

Maurício Turon Rocha

Iniciante DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 09:41

Prezado Claudio,

muito obrigado pela informação.

Na verdade sou advogado e responsavel tão somente pela elaboração da AGE, porém o financeiro contabilizou em outubro e agora a Matriz esta pedindo explicações.

Eu como leigo em contabilidade achei que tivesse correto o procedimento vez que na minha concepção o registro da ata seria mero cumprimento de formalidade.

Achei que o contrato de cambio com a entrada do recurso fosse suficiente.

sabe me dizer se existe alguma lei, regulamento ou algum ato administrativo contabil que informe isso?

Novamente muito obrigado e irei conversar com o financeiro!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade