x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.040

Contabilização de venda de imóvel que faz parte do capital s

Ivan Durães Oliveira

Ivan Durães Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 16:03

Boa Tarde

Uma empresa tributada pelo Lucro Presumido, realizou a venda de um imóvel que fazia parte do Capital Social, o imóvel foi vendido por R$ 9.800.000,00 e valia R$ 645.382,00. Como fazer o lançamento da venda, da baixa do imóvel do capital social e contabilizar o ganho de R$ 9.154.618,00 da venda?

Teve também a diminuição do capital social, que vamos fazer uma alteração contratual.

Desde já agradeço.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3 , Escriturário(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 16:11

Boa tarde Ivan Durães Oliveira!

Ivan, só dará baixa no capital social caso o sócio esteja se retirando da empresa, caso contrario é uma venda de ativo normal.

Quanto a diminuição do capital social somente através da devolução em dinheiro ou do imóvel ao sócio.

Tem uma matéria bem esclarecedora neste link http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/reducaodocapitalsocial.htm

Att.
Nivaldo

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Ivan Durães Oliveira

Ivan Durães Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 08:27

Bom Dia Nivaldo,

Eu não tenho que dar baixa no Capital, pois o imóvel que compõe o capital social foi vendido, então eu devo fazer uma alteração contratual dando a baixa nesse imóvel e diminuindo o capital, o sócio continuara na sociedade, são vários imóveis que fazem parte do capital da empresa e apenas um foi vendido.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3 , Escriturário(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 08:45

Ivam, bom dia!

Olha eu entendo da seguinte forma:

1) Integralizei um capital em dinheiro - se eu gastar o dinheiro vou diminuir o capital do sócio, ou vou ficar devendo para o sócio o valor que ele investiu na empresa.

2) Por analogia, se eu integralizei um capital em imóvel, é porque este imóvel vai dar retorno para a empresa. Se eu resolver vender este bem, não obrigatoriamente eu precisarei diminuir o capital do sócio, pois este bem gerou riquezas para a empresa e também ainda vou obter um outro valor por sua venda.

3) Assim sendo se eu vender vou gerar dinheiro. Para diminuir o capital você nao vai devolver bem para o sócio, e sim um valor em dinheiro correspondente a diminuição do capital do mesmo.

4) O bem vai vender como ativo imobilizado ou estoque dependendo do caso.

No link que lhe passei tem até os lançamentos como irão ficar. Dá uma olhada lá.

Att.

Nivaldo.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade