x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 87.619

Dividendos a Pagar

Crislayne

Crislayne

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 11:48

Olá, Bom dia a todos.

Estou com uma dúvida em relação a pagamento dos dividendos.

Como faço para provisionar os dividendos na contabilidade para pagamento no exercício seguinte (primeiro trimestre) ? Ou não pode ser feito dessa maneira?

A empresa é de Lucro presumido.

Desde já agradeço;

Fico no aguardo.

OSMAR FERNANDO TEIXEIRA

Osmar Fernando Teixeira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 12:13

Bom dia Crislayne,

Pela sua pergunta, creio eu que você esta fazendo o fechamento e apuração trimestral.

Uma vez apurado o lucro desse período, bem dos demais subsequentes, você pode fazer a provisão sim, uma vez
que você já deve ter provisionado também o IRPJ/ADICIONAL e a CSSL de cada trimestre.

Entendo eu também que esse lucro devidamente apurado, contabilizado e com os tributos já recolhidos, pode ser distribuído no próprio
exercício.

Espero ter ajudado.

Att,

Osmar

Crislayne

Crislayne

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 12:33

Obrigada, Osmar.

Então o lançamento da provisão ficaria assim?

D - Lucros Acumulados (PL)
C - Dividendos a pagar (PC)

Como isso ficaria um saldo credor na conta dividendos para a quitação no exercício seguinte.

Correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade