x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 423

Como contabilizar III

Laercio da Silva

Laercio da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 novembro 2016 | 16:27

Como contabilizar:

Multa de Trânsito cobrada de cliente que locou veículo. Informamos que a Empresa emitiu Nota de Débito ao invés de Recibo Fiscal, pois trata-se de veículo pertencente outra empresa do mesmo dono que cedeu a empresa emitente da Nota de Débito.

Grato,

Laercio

JULIO CESAR M RIBEIRO

Julio Cesar M Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2016 | 16:45

Prezado colega,

Documentos intitulados Notas de Débito, emitidos por empresa interligada e relativos a fornecimentos de material de consumo, são insuficientes para a comprovação de valores contabilizados a título de despesas/custos operacionais, visto desacompanhadas de qualquer documento fiscal (Notas Fiscais, especificamente, relativas a tais fornecimentos) que viesse a lhes dar a devida sustentação, para fins de dedutibilidade.

Cabe, ainda, acrescentar que a recuperação de custos ou despesas deve ser computada na base de cálculo do imposto de renda e das contribuições sociais – CSLL, PIS/PASEP e COFINS (RIR/1999, artigos 225, 521 e 536; Lei nº 7.689/1988, artigo 6º; Lei nº 8.981/1995, artigo 57; Lei nº 9.718/1998, artigo 3º; Lei nº 10.637/2002, artigo 1º; e Lei nº 10.833/2003, artigo 1º).

Julio Ribeiro
CONTADOR
CRC 086920

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade