x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 68.172

Modelo de prestação de contas

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:39

Boa tarde, Jorge

Clique aqui e escolha o modelo que mais se adequar às suas necessidades.

Todavia, na qualidade de Moderador sugiro que em sua próxima postagem seja evitada a expressão "urgente" ou algo congênere, visto que o Fórum Contábeis não é um serviço de consultoria gratuita, e sim, um site destinado à troca de experiências profissionais, sendo deste modo incoerente "cobrar" a resposta, de acordo com o Parágrafo 16 das regras do Fórum, e também que cada participante registra sua opinião ou auxílio de acordo com o respectivo tempo disponível.

Antecipadamente agradecendo pela sua compreensão, registro saudações.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:44

Boa tarde, Caroline

Observe que as prestações de contas não obedecem inflexíveis modelos padronizados, e sim, servem para expor características de modo sintético e/ou analítico segundo a finalidade de tal relatório e também o grau de discernimento contábil dos destinatários da informação gerada.

Em termos gerais, e a título ilustrativo, relatórios podem obedecer a seguinte estrutura:

Relatório de Evento X em data Y

Receitas:
...
...
...

Despesas:
...
...
...

Resultado: .............

Na certeza de que você exercitará sua criatividade a partir deste conceito básico, registro saudações.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Contador
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:47

Ricardo, isso já me ajudou. Me perguntaram recentemente se eu faria uma prestação de contas, mas como nunca havia feito, fiquei com dúvidas de como elaborá-la, se haveria um modelo específico. Mas pelo o que você exemplificou, devo simplesmente expor as receitas e as despesas, o que claro, consequentemente, já me dará um resultado. Obrigada!!!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 10:58

Bom dia, Jorge

No contexto de minha opinião dada a Caroline, sugiro-lhe que poderiam ser levantados os seguintes quesitos:

1 - Características do fato a prestar contas
2 - Período a que se refirirá o evento
3 - Pessoas e/ou entidades que apreciarão a prestação de contas, e se estas pessoas entendem de termos contábeis
4 - Relacionar analiticamente as fontes dos recursos (quantias recebidas)
5 - Relacionar também analiticamente a destinação destes recursos (os gastos)
6 - Evidenciar se houve sobra ou falta de caixa; se na falta destes a identificação da parte que auxiliou na cobertura do déficit

Com base nisto tudo bastará relacionar os valores e ao fim apor a assinatura dos responsáveis por tudo (contabilista, presidente e tesoureiro).

Visto que o "pessoal não sabe exatamente o que quer", compensaria fazer este relatório básico e depois pedir sugestões de aperfeiçoamento a eles.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade