x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 68.634

Modelo de prestação de contas

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:39

Boa tarde, Jorge

Clique aqui e escolha o modelo que mais se adequar às suas necessidades.

Todavia, na qualidade de Moderador sugiro que em sua próxima postagem seja evitada a expressão "urgente" ou algo congênere, visto que o Fórum Contábeis não é um serviço de consultoria gratuita, e sim, um site destinado à troca de experiências profissionais, sendo deste modo incoerente "cobrar" a resposta, de acordo com o Parágrafo 16 das regras do Fórum, e também que cada participante registra sua opinião ou auxílio de acordo com o respectivo tempo disponível.

Antecipadamente agradecendo pela sua compreensão, registro saudações.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:44

Boa tarde, Caroline

Observe que as prestações de contas não obedecem inflexíveis modelos padronizados, e sim, servem para expor características de modo sintético e/ou analítico segundo a finalidade de tal relatório e também o grau de discernimento contábil dos destinatários da informação gerada.

Em termos gerais, e a título ilustrativo, relatórios podem obedecer a seguinte estrutura:

Relatório de Evento X em data Y

Receitas:
...
...
...

Despesas:
...
...
...

Resultado: .............

Na certeza de que você exercitará sua criatividade a partir deste conceito básico, registro saudações.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 junho 2009 | 16:47

Ricardo, isso já me ajudou. Me perguntaram recentemente se eu faria uma prestação de contas, mas como nunca havia feito, fiquei com dúvidas de como elaborá-la, se haveria um modelo específico. Mas pelo o que você exemplificou, devo simplesmente expor as receitas e as despesas, o que claro, consequentemente, já me dará um resultado. Obrigada!!!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 10:58

Bom dia, Jorge

No contexto de minha opinião dada a Caroline, sugiro-lhe que poderiam ser levantados os seguintes quesitos:

1 - Características do fato a prestar contas
2 - Período a que se refirirá o evento
3 - Pessoas e/ou entidades que apreciarão a prestação de contas, e se estas pessoas entendem de termos contábeis
4 - Relacionar analiticamente as fontes dos recursos (quantias recebidas)
5 - Relacionar também analiticamente a destinação destes recursos (os gastos)
6 - Evidenciar se houve sobra ou falta de caixa; se na falta destes a identificação da parte que auxiliou na cobertura do déficit

Com base nisto tudo bastará relacionar os valores e ao fim apor a assinatura dos responsáveis por tudo (contabilista, presidente e tesoureiro).

Visto que o "pessoal não sabe exatamente o que quer", compensaria fazer este relatório básico e depois pedir sugestões de aperfeiçoamento a eles.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies