Lucas Coelho Benzi
Bronze DIVISÃO 3 , Controlador(a)Boa noite a todos!
Possuímos um prédio na empresa principal de nosso grupo econômico o qual será dividido para futura venda/locação entre as demais empresas do grupo.
Este ativo esta valorizado a R$1.000.000,00 e será dividido nas seguintes proporções: 40% (Empresa Principal), 40% (Destinado a Locação), 20% (Destinado a Venda).
O prédio correspondente a venda será faturado a um valor de 2.000.000,00 e amortizará uma dívida que a empresa coligado possuí junto ao estabelecimento principal.
A operação de compra e venda entre as empresas seguirá todos os tramites (contrato e escritura), porém gostaríamos de saber se somente com o contrato de compra e venda poderemos contabilizar a operação, pois sabemos que todo o desdobramento para obtermos a escritura levará um certo tempo.
Gostaríamos de quitar a dívida entre as empresas ainda este ano, por isso, a dúvida em realizar a operação com o contrato de compra e venda, pois se aguardarmos a emissão da escritura é bem provável que só possamos realizar esta operação no próximo ano, o que causaria um resultado muito ruim.
Além da dúvida acima, gostaríamos de saber qual seria a movimentação contábil correta?
venda do bem do ativo x contas a receber
custo do bem do ativo x baixa de imobilizado....
Muito obrigado e no aguardo de um breve retorno.
Atenciosamente,
Lucas Coelho Benzi