x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 1.305

Lancamento credito

Camila Franceschini

Camila Franceschini

Bronze DIVISÃO 4 , Escriturário(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 14:28

Minha empresa é lucro real. Fechei um contrato de parceria para folha de pagamento com um banco e para cada conta aberta de funcionario da empresa, o banco vai creditar um valor para a mesma, chamado de patrocinio. No primeiro mes tive um credito de R$ 5.000,00, como devo contabilizar esse credito, sabendo que o contrato tem validade de 5 anos e o banco apropria-se mensalmente desse valor com o prazo de 60 meses na conta de despesa não operacional / despesa de amortizacao (cosif) no valor medio de R$ 83,00 ao mes ????

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 junho 2009 | 18:04

Camila, isto está me parecendo mais um emprestimo bancário.
Talvez eu não tenha entendido direito sua explanação.
É uma comissão paga pelo banco, ou a empresa irá pagar em 60 meses?
Procure ver o contrato celebrado pelo banco e a empresa, peça uma cópia e volte a postar informando o que reza o contrato.

Editado por Gilberto C. Olgado em 18 de junho de 2009 às 18:05:57

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Camila Franceschini

Camila Franceschini

há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 10:43

Gilberto, não é um emprestimo e sim um patrocinio, a empresa não vai devolver nada para o banco e sim o banco esta dando para a empresa referente a cada conta aberta vinculada a empresa, acho que assim esta melhor.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 10:51

Tudo bem Camila, mas toda operação de crédito ou débito tem um documento emitido pela instituição financeira, o contador precisa contabilizar qualquer operação com um documento em mãos que será o arquivo fiscal comprobatório dos lançamentos efetuados.
Por isso sugeri para você pedir cópia do Contrato desta operação, pelo visto é um pagamento de comissão, mas para identificar só com documento em mãos.
Agora se for como você está dizendo, é uma receita não operacional, então você contabiliza a receita e deverá ser tributada de acordo com o seu regime de tributação na área federal.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Camila Franceschini

Camila Franceschini

há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 11:05

Gilberto, eu interpretei como vc, sendo uma receita não operacional e tenho que recolher IR, CSLL, PIS e COFINS, acho que estamos certos, pois o contrato diz assim 'o objeto do presente termo de parceria é a aquisição, pelo banco, do direito de prestar, durante o tempo previsto (60 meses), os serviços à folha de pagamento da empresa, em regime de exclusividade, nos termos definidos neste instrumento, com vista a implementar ações voltadas a propiciar a consolidação do relacionamento comercial entre as partes', entendeu ??? Agora a dúvida maior é, vou contabilizar em 60 meses, ou seja, valor medio mensal de R$ 83,00, ou vou contabilizar tudo de uma só vez ????

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 11:20

Apesar de estar previsto no Contrato, esta receita irá se concretizar na data do crédito em conta corrente.
Não seria errado você se creditar e lançar nas datas que a empresa receber estes créditos.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 11:32

A empresa tem o crédito de 5.000,00, mas vai receber em 60 parcelas?
Você pode lançar em conta do Ativo e ir baixando nas datas dos efetivos créditos.
Desculpe, eu havia entendido que a empresa recebeu os 5.000,00 creditados na conta corrente....

Camila Franceschini

Camila Franceschini

há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 12:41

Gilberto, vc entendeu certinho, o credito foi total 5.000 de uma só vez, mas como é referente a 5 anos, e o banco contabiliza um valor medio por mes, acho que eu posso fazer o mesmo, para não ficar com os tributos muito pesado. O que vc acha ???

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 19 junho 2009 | 13:31

Camila, se houve o crédito na conta corrente você tem que tributar integralmente. Se a empresa recebeu o dinheiro já é uma receita efetiva, tem que tributar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade