Diego Santos
Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados, boa tarde
Solicito a gentileza do auxílio dos caros colegas para uma situação que estou enfrentando.
Contratei uma empresa de cobrança que procede da seguinte forma:
Foi definido que a empresa pode cobrar o valor que quiser do título, porém, eu somente necessito receber o principal do título, em uma situação hipotética, o valor do título seria R$ 5.000,00. Após o êxito da empresa de cobrança, este valor é debitado em minha conta bancária e, posteriormente, recebo uma nota fiscal informando os honorários cobrados pela empresa, neste caso R$ 500,00. Contabilmente, teríamos:
1) Emissão da NF:
D - Contas a receber
C - Receita
R$ 5.000,00
2) Recebimento do valor enviado diretamente pela empresa de cobrança:
D - Bancos
C - Contas a receber
R$ 5.000,00
3) Do recebimento da nota fiscal informando que a empresa obteve êxito de R$ 500,00 na negociação.
D - Despesa com serviço de cobrança
C - Serviços de cobrança a pagar
R$ 500,00
O ponto aqui é que não terei que pagar valor algum à empresa, uma vez que eles já retiveram este valor no momento da transação e, como recebi a nota fiscal, teria que, de alguma forma, registra isto.
Poderiam, por gentileza, auxiliar-me com alguma sugestão de contabilização?
Desde já, muito obrigado pela gentileza.
Diego