x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.879

Contabilização de comissão de serviços de cobrança

Diego Santos

Diego Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2016 | 16:47

Prezados, boa tarde

Solicito a gentileza do auxílio dos caros colegas para uma situação que estou enfrentando.
Contratei uma empresa de cobrança que procede da seguinte forma:
Foi definido que a empresa pode cobrar o valor que quiser do título, porém, eu somente necessito receber o principal do título, em uma situação hipotética, o valor do título seria R$ 5.000,00. Após o êxito da empresa de cobrança, este valor é debitado em minha conta bancária e, posteriormente, recebo uma nota fiscal informando os honorários cobrados pela empresa, neste caso R$ 500,00. Contabilmente, teríamos:

1) Emissão da NF:
D - Contas a receber
C - Receita
R$ 5.000,00

2) Recebimento do valor enviado diretamente pela empresa de cobrança:
D - Bancos
C - Contas a receber
R$ 5.000,00

3) Do recebimento da nota fiscal informando que a empresa obteve êxito de R$ 500,00 na negociação.
D - Despesa com serviço de cobrança
C - Serviços de cobrança a pagar
R$ 500,00

O ponto aqui é que não terei que pagar valor algum à empresa, uma vez que eles já retiveram este valor no momento da transação e, como recebi a nota fiscal, teria que, de alguma forma, registra isto.

Poderiam, por gentileza, auxiliar-me com alguma sugestão de contabilização?

Desde já, muito obrigado pela gentileza.

Diego

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 11:19

Olá Diego,

Pelo que entendi a empresa de cobrança não te cobrou nada referente a comissão, pois te repassaram exatamente o valor do título, certo? Portanto eles receberam essa comissão do próprio devedor.

No meu modo de ver eu "anularia" a contabilização, lançando na mesma conta débito e crédito, pois você só teria essa despesa (e aí lançaria como "serviço de cobrança) se eles te repassassem 4.500,00 nesse exemplo, retendo o valor do serviço deles, mas não foi o caso.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Diego Santos

Diego Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 20 dezembro 2016 | 10:42

Olá, Matheus

Obrigado pelo retorno.
Concordo que se a nota contemplasse todo o valor estaria correto fazê-lo desta forma, mas infelizmente esta é uma situação bastante capciosa.
A anulação do lançamento não entendo como sendo a melhor maneira de proceder, pois não teria embasamento para suportá-lo e, ao mesmo tempo, necessito efetuar o registro desta nota que foi emitida.

Este nó está difícil de desatar. hehehe

Novamente, obrigado pelo auxílio!

Caso alguém tenha alguma outra sugestão, ou já tenha enfrentado esta situação, por favor compartilhe a experiência.

Obrigado!

Rgds,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: