Rodrigo Santos
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa noite pessoal,
Gostaria o auxílio dos colegas no que diz respeito do ajuste a valor justo de ativo biológico. Vou explicar melhor:
Tenho um cliente que produz soja em grãos através de plantio em campo de terceiros, essa mesma soja, após a sua colheita entra no estoque da empresa para posteriormente ser transformada em sementes de soja certificada, sendo este o produto final comercializado pela empresa. Trata-se de uma empresa de Lucro Presumido. Elencando os processos pode-se concluir que são os seguintes:
1 Passo: compra de sementes mães
2 Passo: envio das sementes mães para o campo de terceiros (cooperado)
3 Passo: processo de plantio e posterior colheita no campo do terceiro
4 Passo: entrada da soja em grão colhida
5 Passo: transformação de soja em grão para semente de soja certificada
6 Passo: venda da semente de soja
Diante disso aparecem as seguintes dúvidas em relação aos lançamentos contábeis:
1) Após a compra da semente mãe que irá entrar em estoque, como dou saída da mesma para o plantio?
2) Após a colheita da soja em grão, como procedo para dar entrada no estoque da empresa?
3) Após dar entrada no estoque da empresa quais lançamentos tenho que realizar para registrar o envio da soja em grão para transformação em sementes?
Tenho outras dúvidas, mas gostaria antes de esclarecer essas pois talvez as demais já possam ser eliminadas.
Gostaria do auxílio de alguém que já tem conhecimento nesse assunto específico.
Desde já agradeço a atenção dos colegas.