x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.024

pereira

Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar C.P.D.
há 16 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 00:35

Prezados senhores,

Estou com um grande problema, na minha concialiação bancária, meu saldo da conta corrente nao bate com o meu meu razao, pois verifiquei que dois cheques do dia 28.05.2009, já debitados na conta corrente nao foi lançado no razao, como posso resolver ,pois já estou com o movimento do mês de maio fechado. e meu sistema já tá com o mês de junho/2009, portanto por falta de lancamento estou com este erro, por favor me ajudem. se o SAULO puder me ajudar o outro calaborador preciso de ajuda dos senhores.

grato pereira

Eduardo Martins André

Eduardo Martins André

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 15:01

Olha eu faria o seguinte:

Teoricamente na ordem natural dos lançamentos, primeiro vem o lançamento da despesa, contra por exemplo uma conta no Ativo Circulante a título de VALORES EM TRÂNSITO, analítica Cheques em Trânsito, assim que o cheque compensar vc zeraria a conta cheques em trânsito com a efetiva compensação do cheque.

No lançamento do pagamento da duplicata
D = Fornecedor A+B à pagar (Passivo Circulante)
C = Cheques em trânsito (Ativo Circulante)

Na contabilização do banco
D = Cheques em trânsito (Ativo Circulante)
c = Banco com movimento (Ativo Circulante)

No exemplo dado por você eu reconheço que se os cheques entraram antes da efetiva data do pagamento, assim gerando diferenças no seu razão, é porque houve uma antecipação de pagamento, logo este cheque teria que ser lançado em alguma conta do ATIVO circulante a título de Antecipações (conta analítica de qual for o caso-despesas, duplicatas)

Ex.: 28/05/2009
D = Antecipação de duplicatas (Ativo Circulante)
C = Bancos com movimento (Ativo Circulante)

Na data que efetivar a citada antecipação
D = Fornecedor A+B à pagar (Passivo Circulante)
C = Antecipação de duplicatas (Ativo Circulante)

Sem mais espero ter ajudado...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies