x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.086

Lançamento Contabil

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 junho 2009 | 14:15

Glauco, boa tarde!
No meu entendimento, vc não pode fazer o lançamento para zerar pelo fato que esse crédito não foi realmente utilizado. Veja na sua AF se tem como esse crédito que a empresa tem ser transferido para outros fins, como uma taxa de expediente, uma certidão... e aí sim vc pode utilizar esse crédito.
Enquanto não for utilizado, ele fica em aberto.
Agora, se esse crédito foi perdido mesmo, não tendo mais valor na receita estadual, talvez vc possa lançar em alguma conta de "perda patrimonial"... mas estou pensando ainda, não tenho certeza dessa segunda opção.
Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Reinaldo Brigatto Júnior

Reinaldo Brigatto Júnior

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 00:29

Boa Noite,

Esse crédito tem validade fiscal de 5 anos. Após esse período o crédito se torna inválido.

O lançamento contábil a ser feito é debitando o valor em uma conta de custos/despesas com icms e creditando o icms a recuperar, deixando assim o saldo zerado.

Acredito que seja melhor deixar esse valor aparecendo em balanço por esse período. Ele pode ser utilizado dentro desses 5 anos, pois a empresa pode voltar a ser lucro presumido.

Att,
Reinaldo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade