Lucas Coelho Benzi
Bronze DIVISÃO 3 , Controlador(a)Boa tarde a todos!
Gostaria que me contextualizassem a seguinte situação, pelo fato da mesma ter tido origem em sala de aula por um de nossos amigos:
A empresa de nosso colega possui ativos que teoricamente seriam baixados por quebra (e que de fato quebraram), porém o mesmo informou que o consultor contábil da empresa pediu para que fossem baixados mediante venda simbólica (a um custo de R$1,00).
Afirmei que teoricamente o reflexo seria o mesmo, pois de fato o "prejuízo" perante as parcelas restantes a depreciar seriam contabilizados x a receita de vendas, algo muito similar a uma baixa por quebra (que também afetaria o resultado da empresa).
Nosso colega informou que este tipo de operação de baixa por quebra geraria um certo "alerta" a auditores pelo fato de movimentar conta específica para tal. Hora, se o bem foi de fato perdido por quebra ou exaustão o porque de não contabilizá-lo de forma correta, será que é somente para evitar este tipo de questionamento e não precisar documentar a baixa (caso hajam documentos adicionais para tal).
Não levei o questionamento ao professor de nossa sala por se tratar de uma particularidade da empresa de nosso colega, portanto gostaria que me auxiliassem com o entendimento dessa questão.
De fato as empresas "preferem" fazer este tipo de operação? Particularmente eu não acho plausível esta "forma de baixa" por venda, uma vez que gerariam um alerta muito maior ao analisar a contabilização da receita x o custo do ativo.
Gostaria de contar com o auxílio de vocês para este entendimento e ao menos me nortear para compreender o motivo pelo qual o consultor sugeriu este tipo de movimento.
Muito obrigado e no aguardo.
Atenciosamente,
Lucas