x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.815

Contabilização de desconto de reversão salarial

Elis Adriana Verbinski

Elis Adriana Verbinski

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2016 | 16:11

Obrigada pela resposta Veronica! Porém, ainda estou com dúvidas... o valor que consta na folha de pagamento a ser recolhido referente à reversão salarial, foi de R$ 752,67. No entanto, como havia 02 funcionários em férias, não houve o desconto de R$ 132,46. Como vou contabilizar essa diferença? Encontrei uma informação que poderia ser descontada do salário dos funcionários em férias no mês seguinte. Poderia me dar exemplos dessa contabilização?

Muito obrigada!

Elis

VERONICA G TAVARES

Veronica G Tavares

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2016 | 17:35

Nao entendi muito bem, desculpa.

Descontou a maior foi Alimentação, transporte algo assim? Pois nesses casos é fácil resolver.

Se descontou a maior, a folha de pagamento tem que ter um evento de reembolso de desconto indevido e na contabilidade você credita a conta debitada no momento da provisao da folha .

Exemplo:

Contabilização da folha

d- Salarios e ordenados - 1.000,00
c- salarios a pg - 700,00
c- vale alimentação - 300,00 (desconto ref. parte do funcionario sobre a nota de prestação de serviços de VA)

Reversão de desconto indevido

D- Salarios e ordenados - 1.000,00
c- salarios a pg - 1.000,00
c- vale alimentação - 150 ,00 (desconto ref. parte do funcionario sobre a nota de prestação de serviços de VA)
d- vale alimentação - 150,00 (evento de reembolso de desc indevido de VA na folha anterior)

Caso seja desconto a maior de imposto tem que ser feito compensação desse valor lançando a diferença que está estourando na conta de imposto a pagar e em competencia futura compensar o valor revertido para o Ativo.

Espero ter ajudado.

Verônica G. Tavares

Contadora
Elis Adriana Verbinski

Elis Adriana Verbinski

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2016 | 09:51

Bom dia Veronica!

A minha dúvida é sobre a reversão salarial, em que depois de homologada a CCT(dependendo da CCT tem desconto equivalente a um dia de trabalho de cada trabalhador) no meu caso tem dois descontos, um no salário de agosto e outro desconto no salário de novembro. Ocorreu que em novembro, quando fui contabilizar a folha de pagamento, veio o valor total da Reversão Salarial a ser descontada e recolhida no valor de R$ 752,67, porém, havia dois funcionários em férias e pelo que vi não se pode descontar o valor da Reversão Salarial das férias. Dos demais funcionários, o valor foi descontado normalmente do salário. O que preciso saber é como vou contabilizar se o valor foi recolhido integralmente, ou seja , R$ 752,67, mas os descontos dos funcionários em férias não foi feito, o que fica uma diferença de R$ 132,46. Posso fazer esse desconto no salário do mês seguinte desses dois funcionários? Como fica a contabilização dessa diferença?

Muito obrigada!

Elis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade