x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 11.415

CMV: um para matriz outro para filial? Devo incluir as trans

Elisson Roberto Frasson

Elisson Roberto Frasson

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Tributário
há 8 anos Quinta-Feira | 29 dezembro 2016 | 14:19

Olá. Creio que esta dúvida já tenha sido levantada:
CMV: um para matriz outro para filial?

porém ainda tenho dúvidas em relação ao CMV de cada unidade. Sabemos que para calcular o CMV de toda a rede, a fórmula EI + compras ( - ) EF se enquadra perfeitamente, porém ao compará-la em cada unidade separadamente, ela apresenta distorções.

Afinal, devo incluir as transferências no cálculo da CMV? Pois utilizando a fórmula EI + compras ( - ) EF, o custo ficará menor na filial, visto que ela recebe em maior quantidade por transferências (CFOP 1152 e 1409) do que compras diretas de fornecedores.

Neste caso ficaria: EI + compras + entr.transf ( - ) saídas transf ( - ) EF.

Ou para o caso em tela, utiliza-se outra forma de apurar o custo da mercadoria vendida de cada unidade? Meu objetivo é apresentar demonstrativos mensais por unidade e total da rede.

No aguardo,
Elisson Frasson

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 30 dezembro 2016 | 14:38

Olá Elisson

Eu aqui para fechamento da matriz e filiais levo sim em consideração as transferências entre elas. Mesmo porque a mercadoria física foi transferida e a partir de então irá compor o estoque de quem a recebeu, para posteriores vendas. Assim ao detalhar as contas do CMV constará saldos devedores ou credores na conta de entradas e saídas por transferências de mercadorias de forma individual por loja, mas ao consolidar toda a rede a soma do saldo dessas duas contas deverão ser zero (ao fechar o mês certifico que foram dada entrada em todas as notas de saídas por transferências, respeitando o mês de competência).

Espero tê-lo ajudado

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade