x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 9.450

Devolução de material de uso e consumo

Janaína Maria

Janaína Maria

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2017 | 11:41

Bom dia, estou com uma dúvida, gostaria que me ajudassem. Como devo fazer o lançamento de uma devolução de mercadoria de uso e consumo de uma empresa que apenas presta serviços, uma vez que ela não vende e nem tem estoque. Sei que devo debitar a conta caixa/banco, mas não sei que conta creditar. Por favor me ajudem. Desde já agradeço.

Jhonattan Miranda

Jhonattan Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2017 | 13:27

Boa tarde Janaína Maria.

A devolução, em sua grande maioria, segue o caminho inverso da operação de entrada.

Ou seja, como foi efetuado o lançamento da compra dessa mercadoria para consumo?

A devolução terá que ser exatamente inversa à essa operação, visto que a mesma deve anular a operação anterior.

Espero ter ajudado.

Att.

Jhonattan Miranda

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)
Janaína Maria

Janaína Maria

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2017 | 16:29

Muito obrigada Jhonattan Miranda, mas me surgiu outra dúvida: posso creditar uma despesa? Pois o lançamento de entrada foi assim:

D- Despesa c/ material de uso e consumo
C- Caixa

Então ficaria correto eu lançar a devolução assim:
D- Caixa
C- Despesa c/ material de uso e consumo

Uma vez que não posso lançar a entrada em estoque, pois a empresa apenas presta serviço e compra e imediatamente já utiliza na prestação de serviços.

Jhonattan Miranda

Jhonattan Miranda

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2017 | 16:50

Janaína Maria.

Nesse caso pode sim.

O que não pode é deixar essa conta com natureza credora.

No entendimento contábil o que você está fazendo é a anulação da operação anterior, ou seja, antes você tinha adquirido uma despesa e a mesma havia sido somada às outras despesas já adquiridas. Agora você está "estornando" a aquisição dessa despesa, ou seja, informando que aquela despesa, anteriormente assumida, já não existirá mais.

Att.

Jhonattan Miranda

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
(Cora Coralina)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade