x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.553

Incorporadora de Imoveis no Lucro Presumido

Daniel Bertuol Ramos

Daniel Bertuol Ramos

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 10:48

Ola Colegas

Antes de mais nada, peço desculpa se o topico ja tenha sido elaborado, porem nao encontrei o botão de pesquisa e o material que encontrei nao elucidou-me.

Minha duvida é relativamente simples

Uma incorporadora de imoveis, optante pelo Lucro Presumido.
Iniciamos a contabilização da obra em 2007 e ate então nao havia venda, lancamos as compras de materiais no ativo circulante em conta propria para a obra e conta contabil por especie de material.

Agora realizamos a primeira venda.

No escritoria há uma discussão a respeito dos lancamentos contabeis a serem realizados, sendo então:
Pela venda a prazo (25 parcelas)
Opção 1
D cliente
C receita Diferida (passivo)

opção 2
D cliente
C receita com vendas de imoveis (resultado)

Sendo a primeira opção teremos que realizar os lancamentos de custo orçado e rateio de Custo(resultado) para adequar o resultado final da demonstracao do resultado.

Sendo a opção 2, tratariamos como o Lucro presumido de empresa comercial.

O que os colegas entendem a respeito?!

Muito Obrigado
Daniel

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 27 junho 2009 | 10:34

Caro Colega, a contabilidade de vocês é meio especifica, porém recomendo que você leia uma apostila que tenho no meu acervo aqui e disponibilizo abaixo para quem quiser, acredito que irá sanar muitas dúvidas.

De acordo com a IN 84/1979, a legislação fiscal determina que nas vendas a prazo de unidades concluídas devem ser adotados os procedimentos conforme se verifica a seguir:

a) Venda a prazo de unidades concluídas, com pagamento total no mesmo exercício o qual ocorreu a venda.

Os registros contábeis da venda e dos custos seriam assim representados:

Registro da Receita:

D - Clientes (AC)
C - Receita de Unidades Vendidas (RE)

Registro do Custo:

D - Custo das Unidades Vendidas (RE)
C - Estoque de Unidades Concluídas (AC)

Nesse caso o lucro bruto deverá ser apurado e reconhecido no resultado do exercício social, na data em que ocorreu a venda da mesma forma como ocorre nas vendas a vista.

Link da Apostila: http://www.megaupload.com/?d=39ZZ2YGV

Espero ter ajudado...

Att.
Vander

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 27 junho 2009 | 10:36

Daniel

Na atividade imobiliária uma das principais particularidades é o fato do contribuinte poder fazer a opção de reconhecer as receitas pelo regime de caixa, ou seja, somente no recebimento das mesmas.

Como voce tem uma empresa optante pelo lucro presumido com contabilidade, voce pode contabilizar esta venda em Resultado de Exercícios Futuros(Passivo) e registrar as vendas na conta de resultado no momento que recebe-las.

Mesmo que a empresa, do ramo imobiliário, estivesse no lucro real ela poderia optar por reconhecer a receita pelo regime de caixa. Portanto vale apenas pensar entre está no lucro presumido ou lucro real anual.

Editado por M Messias Santos em 28 de junho de 2009 às 08:20:08

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 10:22

Bom dia, Vander

Considerando que a apostila que você gentilmente disponibilizou a Daniel Bertuol Ramos não mais está disponível, solicito-lhe que tal material seja enviado para a moderação em qualquer um dos seguintes e-mail:

@Oculto

ou

@Oculto

Assim que recebermos o material e se ele for julgado relevante, é importante mencionar que prontamente ele será anexado a este tópico e tudo ficará por tempo indeterminado por aqui e com os devidos créditos a você.

Obrigado pela atenção

Aos demais usuários:

Enquanto Sr. Vander não nos enviar o arquivo este tópico permanecerá temporariamente fechado para evitar as postagens de pedido de ajuda particular.

Obrigado pela compreensão

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade