x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.176

Estoque Obsoleto

Daiane

Daiane

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 16:45

O que fazer com um estoque obsoleto no comércio?
Tenho mercadoria parada há mais de 5 anos, está fora de linha e não conseguimos mais comercializá-la nem com promoções.
Como as peças são em sua maioria de ferro fundido e metais em geral, pensei em tentar vender pra um ferro velho. Porém é possível que o preço que vou conseguir no material fique abaixo do preço de custo. Posso realizar essa venda dessa forma? A CFOP utilizada vai ser de venda normal? Preciso informar nos dados adicionais da NF o motivo pelo qual estou vendendo a um preço inferior ao de custo?



Att

Daiane Rocha

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 10 janeiro 2017 | 08:52

Daiane ,

Você pode sim efetuar a venda abaixo do preço de custo, desde que seja justificado, logo você irá mencionar nas informações complementares o motivo e fazer a parte uma termo que explique o motivo, contendo a nota fiscal de compra e de venda para embasamento perante a fiscalização. Caso não seja justificada esta venda a Sefaz poderá arbitrar sobre esta venda, pois faturamento injustificado abaixo do custo caracteriza subfaturamento ilícito.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade