x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.298

Demonstração do Fluxo de Caixa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sábado | 27 junho 2009 | 10:53

A demonstração de Fluxo de Caixa indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em um determinado período e tem como base as informações operacionais da empresa ou seja, informações do dia-a-dia.
A demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é um documento formal de fluxo de caixa que é construído a partir dos outros documentos contábeis, como o balanço patrimonial, DRE e DOAR. Hoje ele é obrigatório para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a dois milhões de reais, então ele tornou-se um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais.

Editado por Damaris da Rocha Reis em 27 de junho de 2009 às 10:54:45

Patricia Araujo Porto

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 14 agosto 2010 | 09:24

Pessoal,

Bom Dia,

Meu patrão quer saber como ele tem Lucro e não tem dinheiro em caixa e as vezes tem prejuízo e tem sobra de caixa, vcs teriam uma planilha que eu pudesse transcrever valores pra explicar isso a ele? Pq as compras e vendas a prazo afetam esses resultados, como eu faria pra mostrar isso a ele? Alguém teria uma idéia ou alguma planilha que pudesse me ajudar?

Grata

Patrícia

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 14 agosto 2010 | 09:50

Bom dia Patricia Araújo Porto. Este questionamento de seu patrão, tem resposta na analise da DFC - Demonstração do Fluxo de Caixa. Comparando a DFC do mes com a DRE do mesmo periodo você consegue entender estas variações.

Exemplo que afeta o resultado e não muda o caixa:
Vendas a prazo, despesas com depreciação, provisão para salários e encargos. entende? Os fatos contábeis que afetam o resultado mas não implica em saída de dinheiro do caixa é que provocam essas diferenças.

analise o caso abaixo e veja se é esclarecedor:

Venda a prazo no mes de $ 100.000,00
Custo da mercadoria vendida $ 60.000,00
Venda a vista no mês $ 10.000,00
Pagamento de despesas diversas (agua luz, salarios, telefone etc) $ 9.000,00

supondo hipotéticamente (apenas para exemplificar) que houve apenas estes dois fatos no mes você teria :

DRE - Lucro de $ 41.000,00

DFC- caixa gerado pela operações $ 1.000,00

percebeu? a empresa teve lucro de $ 41.000,00 mas tem no caixa apenas $ 1.000,00 - isso porque as vendas a prazo ( regime de competência)geram resultado mas não geram fluxo de caixa.

quanto a planilha, você mesmo pode desenvolver, segregando no balancete mensal, os fatos que afetaram o resultado (DRE) , mas não significou saida/entrada de caixa. - é o principio básico da DFC numa forma mais simplificada.



Saudações contabilistas

Agnaldo












Saudações Contabilistas

Agnaldo

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: agnaldo_paraty@hotmail.com

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.