x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 3.270

Tributação de cooperativa de habitação

Douglas Moreira Gadelha

Douglas Moreira Gadelha

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 17:49

Boa tarde,

Amigos, estou com dúvida quanto aos impostos incidentes na receita bruta da cooperativa.
O ramo da cooperativa é de habitação, ela recebe repasse da caixa econômica federal, além das cotas partes dos cooperados que contribuem somente ao se cadastrar na cooperativa.

Pergunta: Se os repasses da caixa são único e exclusivamente para cobrir os gastos com a construção das casas, qual seria a receita da cooperativa? A cota parte?

E qual seria o imposto incidente?

Valdeci Alves

Valdeci Alves

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 23:04

Olá Douglas estou estranhando a CEF repassar recurso para uma cooperativa habitacional, pois isso não é possível. Geralmente as cooperativas habitacionais operam com o sistema de auto-financiamento, ou seja, são os sócios cooperados que financiam a construção.
Cota parte não é receita, pois trata-se de Capital Social. O cooperado quando se associa a cooperativa deve subscrever e integralizar o valor da cota parte na cooperativa. Sugiro que você leia a lei 5.764/71, para entender melhor essa questão da cota parte.

Douglas Moreira Gadelha

Douglas Moreira Gadelha

há 9 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 11:24

Valdeci, não estruturei bem anteriormente, acontece o seguinte:

Os agricultores são beneficiários do programa da CEF para construção da casa, a cooperativa funciona como um intermediário para que o benefício chegue até seus cooperados mais facilmente.
Dessa forma fiquei na dúvida do que eu podia considerar como receita da cooperativa, e dos impostos incidentes...

Desde já agradeço pela instrução.

Valdeci Alves

Valdeci Alves

há 9 anos Sábado | 28 janeiro 2017 | 17:25

Douglas,

Eu entendo que não se trata de uma cooperativa habitacional. Se for possível me passe o CNPJ da cooperativa e onde eu posso pesquisar informações sobre o programa da CEF. Gostaria de pesquisar com mais profundidade para emitir opinião sobre o seu questionamento.

At,

Valdeci

Douglas Moreira Gadelha

Douglas Moreira Gadelha

há 9 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 16:17

Valdeci, o programa é o PNHR - Programa Nacional Habitação Rural, é um programa no âmbito do Minha Casa Minha Vida, no próprio site da caixa fala sobre o programa. Eu agradeceria se pudesse me indicar um manual sobre esse tipo de cooperativa, pois não encontro nenhum nesse ramo específico...

Valdeci Alves

Valdeci Alves

há 9 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 18:02

Douglas,

Estarei lendo sobre o PNHR para entender melhor e posteriormente volto a trocar ideia contigo.

Quanto a literatura sobre contabilidade e tributação para cooperativas habitacionais, infelizmente você não encontrará nada. Tenho ideia de elaborar algo sobre esse ramo de cooperativa. Por enquanto o que posso te passar é um resumo de tributação para cooperativa habitacional.

At,

Valdeci

Valdeci Alves

Valdeci Alves

há 9 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 23:35

Olá Douglas,

Eu tenho resumo de tributação para cooperativas de todos os ramos, pois trabalho no Sescoop/SP e atendo cooperativas..

Não sei se você pode me passar seu email por aqui. Eu poderia mandar para você.

At,

Valdeci

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies