Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.363

Franquia de Perfumaria - contabilização

Kelly da Silva Souza

Kelly da Silva Souza

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 25 janeiro 2017 | 19:29

Boa noite a todos! Estou a muito tempo tentando entender ou achar alguém que me ajude a contabilizar as despesas com franquia, fundo e promoção, despesas com tecnologia Vsat de uma empresa de Franquia da Boticário. Sempre contabilizei empresas de outro ramo de atividade, mas veio uma empresa de outro escritório que adquiriu a franquia da O Boticário e já falei na consultaria e sempre falam teoricamente e com palavras muitas vezes técnicas de difícil entendimento. A empresa também não me forneceu até o momento o contrato firmado entre as parte e também do aluguel onde também com certeza constam os dados referente as luvas.

A franquia seria um investimento? Tudo o que a empresa paga, como citado acima, seria realmente despesa ou fundo de comércio? Sabem dizer se o contrato é padrão para todos que adquirem a franquia? As vezes vem a nota fiscal de serviço de franquia e outras vem apenas um documento como nota de débito numerado, onde vem com a expressão: O Boticário Proteção a Natureza com um valor baixo, mas que é fixo (ex. R$ 109,00). Outro vem com a expressão: Franchising Boticário - Fundo de Investimento em direitos creditórios (ex. valor de R$ 4420,00 e outro com valor de R$ 184,00) pagos na mesma data. E a publicidade vem com um valor mais alto (ex. R$ 15.000,00). Fora que adquiriu um empréstimo junto ao Grupo Boticário via BNDES que lancei como empréstimo a ser pago em 75 parcelas, onde o juros varia, mês a mês.

Eu li, e fala do Goodwill, conjunto de ativos de um comerciante(estoques, imóveis, marcas, nome, clientela, localização etc, independente de serem ou não ativos no conceito contábil ou conjunto de intangíveis que têm por finalidade ajudar a obter lucros,

Essa empresa recebeu valores de outras empresas do grupo e também concedeu a outras empresas do grupo, isso também é normal ocorrer? É necessário ter os contratos de mútuos e recolher os impostos sobre operações financeiras?

Quem puder me ajudar e tenho certeza que vários outros devem ter a mesma dúvida, ficarei muito grata. Preciso exigir os documentos que faltam, como os contratos, para eu poder ver se os valores estão sendo contabilizados corretos ou não (despesa ou fundo de comércio), eis a questão?

Kelly S Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade