x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.313

Reversão de Provisão no Lucro Real

Ronei Aparecido Soares da Silva

Ronei Aparecido Soares da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 13:50

Boa tarde,

Estou com dúvidas em relação ao encerramento do Lucro Real por estimativa anual.

Durante o ano todos os meses fiz a apuração do Lalur. Sendo alguns meses IRPJ e CSLL a recolher onde contabilizei da seguinte maneira:

D - IRPJ a recuperar (AC)
C- IRPJ a recolher (PC.

O detalhe é que em 31/12/08 quando apuramos o resultado, deu um prejuízo e também o contribuinte não pagou nenhum dos impostos provisionados anteriormente.

Como devo proceder em relação ao encerramento, pois acho que não pode conter IRPJ a recuperar (AC) pois o cliente não pagou o provisionado.

Alguém pode me ajudar.

Tópico movido por Wilson Fernando A. Fortunato para esta sala em 30 de junho de 2009 às 14:06:06.

Gilson Lima Ribeiro

Gilson Lima Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 16:14

Prezado Ronei,estou entendendo que você levantou balancetes de suspensão/redução,pois mencionou "a apuração do Lalur".No entanto,como a empresa não recolheu os valores provisionados,deverá recolher e compensar com o prejuízo apurado,gerando saldo negativo de I.R.
Obs: o recolhimento por estimativa é obrigatório,exceto quando a empresa apura prejuízo ao levantar balancetes de suspensão/redução.
Saudações.
Gilson Ribeiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade