x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.417

Escrituração no livro razão a prazo

cesar marques eusebio pires

Cesar Marques Eusebio Pires

Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Têxtil
há 8 anos Domingo | 29 janeiro 2017 | 20:50

Boa noite ,
Sou Cesar e estudo contabilidade por conta própria, tento praticar com meu orçamento próprio para aprender e fixar melhor.

Estou com uma duvida para um lançamento, que não consigo realizar meu balancete por conta dele, segue o lançamento:

Fiz uma compra no cartão de credito no mês de Janeiro com o vencimento da fatura em fevereiro, meu registro contábil foi

Janeiro

D Despesa
C Contas a pagar mês seguinte

Até aqui meu balancete do mês de janeiro fechou, pois tenho um debito e um credito do mês valor (mesmo sem saber se está correto este lançamento)
Agora como eu fiz a compra no cartão e vence a fatura em fevereiro, fiz um lançamento no mês de fevereiro também a credito no cartão:

C Cartão Visa
D ?

A duvida é esta, como lanço o debito? se ja fiz um debito na conta despesa do mês de janeiro, se lançar novamente a debito de fevereiro, quando for fechar o balancete constará um valor nesta conta inexistente para este mês...estou certo?

Claudevan Paulino Costa de Almeida

Claudevan Paulino Costa de Almeida

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 00:07

Boa noite meu caro!

De acordo com seu 1° lançamento acredito que sua contabilidade está sendo feita pelo regime de competência, que diz que os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.

Aconselho que essa nomenclatura de Contas á pagar mês seguinte seja alterada para por exemplo Cartão Bradescard, pois o fluxo de compras em cartão de crédito é maior e nem sempre o que você compra no mesmo mês irá pagar no próximo mês.

Se sua contabilidade for feita pelo regime de competência o 1° lançamento está correto, pois a despesa foi lançada de acordo com a competência do mês em que ela ocorreu.

Supondo que sua fatura PARCIAL no dia 31/01/2016 com vencimento p/ Fevereiro despesa era de R$ 300,00, então lançamos de acordo com o seu lançamento mesmo.

31/01/2016
D- DESPESAS (CONTA DE RESULTADO)
C - Cartão Bradescard (PASSIVO)- 300,00

Agora tirando sua dúvida, supondo que essa sua compra no mês de Fevereiro (que ainda não havia sido fechada a fatura) foi realizada no dia 01/02/2016 foi de R$ 200,00, então lançaremos assim:

01/02/2016
D - DESPESAS ( CONTA DE RESULTADO)
C - Cartão Bradescard (PASSIVO) - 200,00

Agora supondo que sua fatura fechou no dia 05/02/2016 no valor de R$ 500 de acordo com os exemplos anteriores e o seu pagamento tem vencimento para dia 15/02/2016

15/02/2016
D - Cartão Bradescard (PASSIVO)
C - Caixa ou Bancos (ATIVO) - R$ 500,00

Resumindo, você pode observar que tivemos o pagamento do seu cartão de R$ 500,00 no mês de Fevereiro, PORÉM, as despesas estão rateadas de acordo com sua competência, em Janeiro R$ 300,00 e em Fevereiro R$ 200,00, ou seja, independente se na data de sua compra a fatura do mês anterior tenha sido fechada ou não, TODAS AS DESPESAS DEVEM SER CONTABILIZADAS DE ACORDO COM A SUA COMPETÊNCIA,

Claudevan Costa.

Contador e Consultor Tributário;
Bacharel em Ciências Contábeis, MBA em Gestão de Tributos e Planejamento Tributário;
Atuante no mercado tributário há 7 anos e apaixonado pelo estudo de tributos;
cesar marques eusebio pires

Cesar Marques Eusebio Pires

Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Têxtil
há 8 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2017 | 23:06

Boa noite Claudevan,

Entendi o que me explicou, surgiu uma duvida sobre o regime...qual regime devo lançar, de caixa ou de competência? tem alguma regra para a escolha dos regimes ou posso optar por qualquer um?

Estou enviando exatamente como lancei no razão acima, primeiro o lançamento de janeiro debito na conta despesa ( combustível) e credito na conta obrigações (contas a pagar):

JANEIRO

Conta: 4.2.1.0 Natureza Devedora Combustível (despesa)

Data Conta Contrapartida Histórico Debito Credito D/C Saldo

28/01/2017 1.1.1.2.3.1 Cartão de Credito Mastercard Abastecimento 30,00 D 30,00

Conta: 2.2.2.1.1 Natureza Credora Contas a Pagar Exercício seguinte (obrigação)

28/01/2017 4.2.1.0 Combustível Abastecimento do posto 30,00 C 30,00

Até aqui meu balancete fechou pois, tive um debito de 30 e um credito de 30 também. Porém como o pagamento da obrigação é no cartão de credito com vencimento para Fevereiro, tive de lançar no mês de fevereiro um credito de igual valor, para ter um controle de quanto gastei em cada conta em cada mês, sendo assim quando vou olhar em um determinado mês saberei quanto eu tenho de despesa em tal conta, segue o lançamento:

FEVEREIRO

Conta: 1.1.1.2.3.1 Natureza Credora Cartão de Credito Mastercard

28/01/2017 4.2.1.0 Combustível Abastecimento 30,00 C 30,00

Aqui eu fiz o laçamento no cartão de credito que foi onde efetuei a compra e desta forma sei qual o gasto no cartão para este mês, porém preciso lançar o debito referente a este credito para registrar o modelo de partida dobrada, mas se eu lançar o debito na conta (despesa) combustível estaria contabilizando que eu tive uma despesa em fevereiro, mas na verdade essa despesa foi de janeiro...como faço para lançar esta contra partida de debito e poder fechar meu balancete?

Não sei se estou explicando corretamente...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade