Marcos Zanoty
Bronze DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeAntes de expor meu problema gostaria de expor e enfatizar dois pontos para que não percamos o foco em relação ao problema a ser discutido.
É obrigatório, independente do regime/porte da empresa:
1- O contrato de prestação de serviços contábeis;
2- Manter a contabilidade regular (BP, DR,...).
Considerações iniciais:
Sabemos do nível de informalidade que existe em nosso país, muitas vezes o empresário não está totalmente preparado para desempenhar essa função o que ocasiona em empresas com compras/vendas sem notas fiscais, recebimentos/pagamentos através de conta bancarias sem origem comprovada (provável compra/venda sem documento fiscal), transferência regulares de valores entre contas bancárias da PJ para PF e vice-versa.
O problema a ser discutido:
Na região onde exerço a profissão (interior) existe muita informalidade e muita desinformação é quase impossível fechar a contabilidade de uma empresa devido aos problemas citados acima (dentre outros), o caixa não fecha, a contabilidade não reflete a realidade (se feito sempre dará prejuízo) o controle de inventário praticamente não existe...
Exposto o problema pergunto:
1- Como fazer um contrato de prestação de serviços de forma que eu me mantenha seguro, principalmente na clausula referente à CONTABILIDADE.
a. Posso omitir essa clausula?
b. Posso citar que em relação à contabilidade às obrigações do escritório se limitam a legislação fiscal (livro caixa para simples e lucro presumido)?
Estou ciente que o empresário está errado e sujeito a penalidades, que é dever do contador fazer a escrituração, que é dever do contador orientar o cliente, etc. A discussão poderia parar aqui, porque o que foi exposto está contra a legislação e a única solução seria se adequar as normas legais. Amo a profissão e preferia fazer tudo do jeito correto, mas preciso trabalhar para sobreviver, a situação é está e preciso enfrenta-la, certamente irei com todas as forças procurar orientar meus clientes e adequá-los as normas legais o meu problema é “proteger-me” enquanto não alcanço esse objetivo.
Então peço sugestões dos colegas sobre quais meios posso usar para me proteger em relação ao contrato de prestação de serviços e também sugestões de como lidar com essa situação e sobre outros meios que podem ser usados.