x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 349

Biaxa no Estoque

Pedro Alcantara

Pedro Alcantara

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 14:36

Boa tarde senhores(as) !

Tenho um cliente novo e ele me fez as seguintes perguntas que eu vou fazer a vocês, porque eu não entendi muito bem:

o Consumo efetuado pelos sócios – pagamento de impostos? Baixa de estoque? Preço de custo?
o Perda de material não identificada – baixa no estoque sem gerar pagamento de impostos?
o Não cobrança de determinado cliente (relacionamento) – baixa no estoque e sem pagamento de impostos?
o Festa de inauguração – como dar baixa no estoque e sem pagar impostos?

Obrigado

Kaik Rodrigues Vieira
Moderador

Kaik Rodrigues Vieira

Moderador , Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 15:00

Pedro Alcantara,

Só não há incidência de impostos se as mercadorias não circularem de um local físico para outro, ou seja, pra fora do estabelecimento. O consumo próprio deve ser feito um controle por meio de relatórios e livros manuais para apresentar o fisco caso solicitado e, no estoque basta baixar as mercadorias consumidas. A baixa por deterioração, vencimento, roubo, sinistro será feito pelo CFOP 5.927 e não há tributação fiscal. O mesmo CFOP será feito com as notas de auto-consumo. Base: DECRETO Nº 61.720/2015 SP.

o Não cobrança de determinado cliente (relacionamento) – baixa no estoque e sem pagamento de impostos?

Não entendi a questão.

A festa de inauguração segue a questão do consumo próprio.

Lembrando se a empresa for regime ordinário deve ser feito o estorno dos impostos recuperados.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Pedro Alcantara

Pedro Alcantara

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 15:10

Não cobrança de determinado cliente (relacionamento) – baixa no estoque e sem pagamento de impostos?

Esta questão Kaik, eu entendo assim, como meu cliente é tipo de uma loja de alimentos com um restaurante dentro, então esse cliente (relacionamento) seria como um acordo entre ele e um cliente de fidelidade dele, sendo assim, o cliente dele iria consumir o que tem no restaurante e não seria cobrado com nota por isso.
Ele deseja que de baixa no estoque sobre o produto consumido e sem pagamento de impostos sobre isso, mas não vejo alguma maneira ou base legal para que seja feito isso sem pagamento de impostos ou emissão de boleto ou cupom.

Obrigado pela sua resposta me ajudou bastante.

Kaik Rodrigues Vieira
Moderador

Kaik Rodrigues Vieira

Moderador , Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 15:16

Pedro Alcantara,

No caso do relacionamento infelizmente não tem como fazer sem pagamento de impostos, pode ser feita uma saída bonificada, mas ainda sim há tributação.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.