x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.779

Contabilidade de S/A

Eliana Couto Freire

Eliana Couto Freire

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 1 julho 2009 | 11:23

Preciso de um super help: Uma das empresas do grupo é S/A e detem 99% de uma empresa do Lucro Real Anual. Não há contabilidade na S/A desde a sua fundação (2004), porém na empresa de Lucro Real Anual tivemos: 2004 e 2005 prejuízo e 2006,2007 e 2008 lucro. Nunca houve a Assembléia (AGO), desse anos. Pergunto:

a) Como posso proceder (retroceder) com a contabilidade da S/A neste anos, agora?

b) quais os lançamentos contábeis que farei na duas empresas com relação a equivalência patrimonial (faço mesmo quando a empresa do lucro real anual deu prejuízo ou só quando deu lucro?);

c) Quais são as implicações societárias e contábeis dessas faltas?;

d) Considerando que as DIPJ´s desse anos foram entregues sem movimento, quais os procedimentos, após os ajustes contábeis?

Espero ansiosa por essa ajuda. Agradeço desde já. Eliana Freire

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 1 julho 2009 | 14:37

Olá Eliana, td bem?

Em relação a sua dúvida, acredito que posso ajudar na parte da Equivalência Patrimonial, pois tenho esse tipo de contabilização entre duas empresas do Grupo onde trabalho...

A Equivalência Patrimonial deve ser feita em todos os períodos em que se apura Lucro ou Prejuízo, no valor correspondente a porcentagem que a empresa possui em outra.
No caso, se a S/A têm 99% de participação em outra empresa, você deverá sempre calcular os 99% sobre o valor do Lucro ou Prejuízo.
Cabe lembrar que o valor da Equivalência Patrimonial da empresa S/A deverá sempre (baseado no calculo dos 99%) bater com o valor do Patrimônio Líquido da outra empresa (também calculado sobre os 99%)
Por exemplo:

O valor do Patrimônio Liquido da empresa "x" apurado nos 4 trimestres (já com o valor do Lucro/Prejuízo) do ano de 2008 é R$ 150.000,00
O valor do saldo da conta de Equivalência Patrimonial contabilizada na empresa S/A, ao apurar os 4 trimestres de 2008 deverá ser (R$ 150.000,00 x 99%) = R$ 148.500,00

**Resultantes dos lançamentos da Equivalência dos 4 trimestres contabilizadas por você!

Eu utilizo os seguintes lançamentos para contabilizar a Equivalência Patrimonial p/ cada período apurado (encerrado):

P/Lucro Apurado:
D - Participações Societárias (AP/Investimentos)
C - Equivalência Patrimonial (Receitas Não Operacionais)

P/ Prejuízo Apurado:

D - Equivalência Patrimonial (Despesas Não Dedutíveis)
C - Participações Societárias (AP / Investimentos)

** Esses lançamentos são feitos na empresa que possui a participação societária em em outra (no caso a S/A sobre a empresa "x" citada por você).

Espero ter ajudado...

Qto as suas outras dúvidas, acredito que outros colegas irão saber te orientar...

Anna Paula.

Editado por Anna Paula Correia em 1 de julho de 2009 às 14:44:35

Anna Paula
Eliana Couto Freire

Eliana Couto Freire

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 1 julho 2009 | 15:07

Anna Paula, ajudou bastante. Obrigada.

No meu caso, como existe a falta da contabilidade dos anos anteriores 2004 a 2008, será que posso, simplesmente fazer a contabilidade retroativa?

Na empresa controlada (empresa lucro real anual), vou precisar fazer os lançamentos e as retificadoras das DIPJ´s?

Será que nesse forum não tem nenhum advogado para me ajudar na parte societária? Help...

Abraços.

Eliana Freire

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

há 15 anos Quarta-Feira | 1 julho 2009 | 15:53

Eliana...

Na empresa Lucro Real que é onde a empresa S/A tem participação não há movimentação referente a Equivalência Patrimonial...somente na empresa que tem essa participação (os 99%) é feito os lançamentos de Participação Societária...

Acredito que você não precisará alterar nada na contabilidade da empresa Lucro Real, no entanto, não sei te dizer como você deve proceder na empresa S/A referente aos anos que estão sem escrituração, pois não tenho certeza quanto a essa informação...

Espero ter ajudado...e acredito que outros participantes ainda poderão sanar melhor suas dúvidas quanto a falta da escrituração da empresa S/A...e sobre a DIPJ...

Anna Paula.

Anna Paula
ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 09:17

Bom dia a todos,

Aproveitando os questionamentos da Srta Eliana, gostaria de tirar uma dúvida referente ao assunto Equivalência Patrimonial:

Hoje verifiquei que mais duas empresas do Grupo onde trabalho terão Participação Societária...
No entanto, fiquei na dúvida quanto a contabilização dos lançamentos de Equivalência pois uma das empresas é Lucro Real e a outra Lucro Presumido:

A empresa "x" é Lucro Real Trimestral e têm participação na empresa "y" que é Lucro Presumido, sendo assim, minha dúvida quanto a contabilização é:
Terei de fazer os lançamentos de Equivalência Patrimonial na empresa Lucro Real somente no 4°Trimestre/2009?
Pois a empresa Lucro Presumido só terá sua apuração de Lucro ou Prejuízo quando os 4 trimestres forem encerrados em Janeiro/2010, correto?

Se alguém souber me confirmar se estou certa, agradeço muito...

Obrigada.

Anna Paula.

Anna Paula

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade