Sara
Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico ContabilidadeOlá, bom dia!!
Alguém pode me ajudar por favor...
Eu tenho uma empresa, por possuir um grande volume de movimentação, nas baixas de clientes utilizamos um único lançamento diário com a soma do movimento do dia, ou seja, esse lançamento não é analítico. Minha dúvida é com relação ao SPED Contábil, como minha conta de Duplicatas a Receber não é detalhada, na entrega da ECD eu preciso utilizar a escrituração contábil tipo R (Livro Diário com escrituração resumida) e obrigatoriamente eu devo manter um livro auxiliar. O livro tipo R aceita o livro A (Livro Auxiliar ao Diário com escrituração resumida) e o Z (Razão Auxiliar). No meu caso eu preciso, obrigatoriamente, utilizar o livro A, já que este é o livro exigido pela legislação contábil para lançamentos totalizados? Ou eu posso optar pelo livro Z? Na entrega do livro auxiliar, eu preciso somente detalhar a conta de Duplicatas a Receber, visto que na minha escrituração essa é a única conta sintética? No momento da transmissão, eu devo primeiramente entregar o livro auxiliar e posteriormente o livro diário?