x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 18.405

MEI recebendo auxilio doença pode emitir NFSE e boleto

Ediley Marcio de Oliveira Pereira

Ediley Marcio de Oliveira Pereira

Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2017 | 14:26

Boa tarde a todos.

Sou MEI desde 2014, e dia 16/01 sofri uma queda de 4m de altura e fraturei ombro e tive problemas no joelho, meu medico me deu um atestado de 90 dias para apresentar ao INSS.
Infelizmente não da para contar apenas com o valor pago pelo inss e por isso estou trabalhando dentro do que eu consigo.

Minha duvida é, eu estando afastado posso emitir NFS-E e boleto? Tenho alguns cliente que faz pagamentos somente com nota fiscal e por boleto.

Um contador amigo meu falou que não tem problemas, pois mesmo afastado eu vou pagar normalmente os 5,00 referente ao iss, só não irei pagar os 46,85 do inss.

Essa informação que tive esta correta??

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2017 | 16:55

Ediley boa tarde,

Sabemos que depender integralmente do INSS não é fácil, muitas vezes o valor do beneficio não cobre todas as despesas pessoais/familiares.

De outro lado, sendo beneficiário de auxilio doença, entende-se que não há meios físicos de trabalho..

O fato de você emitir nota de serviço pode caracterizar fraude contra a previdência, e te dar dores de cabeça enormes no futuro caso seja autuado...

Agora, se você tiver funcionário registrado em sua MEI a situação muda um pouco...

Converse melhor com seu contador ou procure orientação de um advogado...

Boa sorte!

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
hspservicos.sp@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: