x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.048

Lançamento Contábil

SOUZA

Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 20:54

Cláudio Rufino, ou outros amigos, por favor, estou com dúvidas no seguinte lançamento. "Contrato no valor de R$ 900.000,00 que será desembolsada em 36 vezes mensais sucessivas de R$ 25.000,00. Devo lançar o valor total do contrato e após os pagamentos mensais ir dando baixa ou lançar os valores somente após o recebimento dos recursos mês a mês? Como será o lançamento?

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 22:08

Prezado Souza,

Eu entendo que com base no princípio contábil do conservadorismo (prudência) o correto é lançar (provisionar) o contrato pelo valor total e dar baixa nas parcelas a medida qua as mesmas forem sendo liquidadas. Ao contabilizar as parcelas à serem pagas, não esqueça de separar o valor de curto prazo (no circulante) do valor do longo prazo (no não circulante).

SOUZA

Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 22:28

Vivian, muito obrigado... eu havia feito desta forma mesmo, mas estava em dúvida. Fiz o lançamento da seguinte forma:
D-Direito a Receber de Projetos(Ativo pelo valor total)
C-Recursos de Projetos(Passivo pelo valor total).
Após o pagamento das parcelas:
D-Banco (Ativo Circulante pela entrada)
C-Repasse Financeiro Projetos (Receita)

Pela Baixa
D-Recurso de Projetos (Passivo pelo valor da parcela)
C-Direito a Receber de Projetos (Ativo Não Circulante pelo valor da parcela).
Na verdade na baixa fiz o inverso do primeiro lançamento...
seria isso mesmo na baixa?
ou seria

D-Banco
C-Direito a Receber de Projetos
Obrigado!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies