x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.648

Contabilizar transferencia matriz x filial

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 3 julho 2009 | 10:19

Bom dia, sei que aqui no Fórum tem alguma coisa sobre o assunto mas a pesquisa não está funcionando pra mim,
A minha dúvida é,
A empresa transfere mercadoria da matriz para a filial em outro estado para comercialização.
Se sai da matriz e entra na filial, devo debitar no custo da filial pois significa entrada alí e creditar o custo da matriz (reduzindo) pois sai mercadoria da mesma (eu não controlo o estoque da empresa no Ativo, então usarei as constas no custo pois o estoque é repassado pela empresa no final do exercicio)
Está certo a minha contabilização? Já que pelo estoque seria Debitar o estoque da filial e creditar o mesmo da matriz.
E o ICMS? sobre transferencia?
Grato

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 09:41

As respostas estão corretas, mas como citei antes no outro exemplo, eu só lanço o estoque no final do exercicio, o mesmo é apurado pela escrita fiscal, então, usar aqui as contas de estoque no AC só vai me causar dores de cabeça, concordam? por isso quero saber se posso usar somente as contas de resultado, lá no custo.
Quando transfiro mercadoria da Matriz para a filial eu poderia fazer o seguinte lançamento:
C - (-)mercadoria transferidas Matriz(CR) (reduzindo a quantidade no custo da matriz
D - Mercadorias transferidas (CR) (aumentando assim as mercadorias na filial
Posso fazer isso?
Se não posso e não tenho nada no estoque, pois só lanço no final do ano, como controlo esse estoque mesmo assim alimentando agora o mesmo com essas transferencias?
Grato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade