FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
respostas 2
acessos 6.247
Zerar impostos a recuperar
Terrace Contábil
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Domingo | 19 fevereiro 2017 | 15:12
Olá pessoal,
Depois de muita pesquisa aqui, outros sites e livros, ainda estou com uma grande dúvida:
Um prestador de serviços que emite nota fiscal com retenção dos impostos pelo tomador, faz os seguintes lançamentos:
D-Clientes
D-IR a recuperar
D-Pis a recuperar
D-Cofins a recuperar
D-Csll a recuperar
C- Serviços prestados
Esses impostos s recuperar vão para o AC. Uma vez que tais impostos serão recolhidos pelo tomador, ou seja, a empresa não irá pagar, apenas demonstrou a contabilização, como fazer para zerar esses impostos? ou eles ficam no balanço mesmo, ano a ano?
Tenho que fazer o encerramento do balanço e não sei como proceder.
Desde já, agradeço.
Abertura/Alterações/Encerramentos
Assessoria Fiscal/Tributária
Folha de pagamento
11-4114-2324
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)
há 8 anos Domingo | 19 fevereiro 2017 | 15:48
ardênia, boa tarde.
Esses impostos foram retidos quando da emissão da NFPS por seu cliente e dessa forma, são créditos que possui junto à SRF.
Ao apurar os impostos federais, deve-se fazer a compensação dos mesmos, debitando-se por exemplo, a conta IRPJ a Recolher e creditando a conta IR a Recuperar.
Att,
Juliana
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 10:20
Bom dia.
No caso de uma empresa tributada no Lucro Real, segue situação:
No decorrer do ano de 2016 foram retidos impostos como o IRRF e CSLL de notas fiscais de serviços prestados, contudo, a empresa apurou prejuízo em todos os meses do ano, não utilizando os mesmos.
Minha dúvida é: Há no balancete o montade de R$ 113.437,85 de IRRF e R$ 76.347,76 de CSLL, lançados nas contas IRRF Retido na Fonte e CSLL Retida na Fonte, respectivamente.
Esses valores se transformarão em Saldo Negativo? Caso positivo, onde posso encontrar o embasamento legal?
Att,
Juliana