x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.046

Contabilização de movimentação financeira

Wilma

Wilma

Prata DIVISÃO 1 , Gerente
há 8 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 09:46

Bom dia, colegas

Meu cliente tem 2 (duas) empresas EIRELI, sendo que 1 (uma) é do LUCRO REAL e a outra SIMPLES NACIONAL. Quando uma das empresas precisa de caixa, a outra faz um transferência bancária e acerta a pendência, logo que possível a empresa devedora devolve esse dinheiro para a outra empresa, no final do mês e essas transações ficam zeradas. Como deve ser feito os lançamentos contábeis - como empréstimo, antecipação de recebíveis? Lembrando que os titulares em casa empresa são casados em comunhão parcial de bens.

Obrigada,

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 11:52

Wilma bom dia,

Você poderia avaliar a possibilidade de introduzir um contrato de mutuo para acobertar essas transações.

Com relação ao regime de bens, seria interessante um legal opinion..

Sds,

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
hspservicos.sp@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021
Wilma

Wilma

Prata DIVISÃO 1 , Gerente
há 8 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 12:28

Boa tarde, Helio

Obrigada, também acho que seria importante esse contrato, mas meu cliente está um pouco relutante, porque uma das empresas está no LUCRO REAL agora, e antes era do SIMPLES. Acho que não quer entender a obrigatoriedade de manter as informações de acordo com os princípios da contabilidade.
Nossa preocupação é que o contador tem responsabilidades nessas informações, correto?

HELIO DA SILVA PONTES

Helio da Silva Pontes

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 13:06

Entao Wilma,

Entendo que é importante o contador deixar bem claro quais sãos os riscos que seu cliente corre por não atender a legislação, documentar com emails por exemplo, é um sinal de boa fé do profissional contábil em caso de autuação...

Espero ter ajudado.

Abs

HÉLIO PONTES
HSP SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Assessoria Administrativa, Financeira, Contábil, Fiscal e Societária
hspservicos.sp@gmail.com
https://www.linkedin.com/in/helio-pontes-67461021

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: