Anna Paula Correia
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBom dia,
Gostaria de êxpor uma situação que encontrei sobre duas empresas que têm participação societária, no entanto, com transferências de bens do ativo imobilizado:
Há uma empresa Locadora de Veículo (Lucro Real) que têm 97% de participação em outra empresa que revende veículos (Lucro Presumido), e a empresa L.Real transfere mensalmente veículos para a revendedora como participação societária.
No contrato Social da empresa revendedora de veículos - L.Presumido constam:
Quanto ao capital social - "As quotas do capital serão integralizadas parte em moeda corrente do país e parte em bens móveis, correspondente ao Ativo Fixo da empresa "locadora de veículos", da seguinte forma:
...A Sócia "locadora" deverá integralizar na sua participação bens móveis (veículos usados) correspondente a totalidade de suas quotas no valor de R$ 270.000,00, mediante a transferencia do ativo fixo de sua propriedade, no prazo de até XX/XX/2009."
Na contabilidade dessas duas empresas costam (em 2008):
Na Lucro Real (locadora de veículos) - Valores contabilizados durante os 4 trimestres feitos da seguinte maneira:
D - Part.Societária (Ativo)
C - Vendas de Ativo Imobilizado (Receita)
Na empresa L.Presumido (revendedora de veículos) - constam Valores contabilizados nas contas de Compras de Veículos (Custo) e Estoques de Veículos (Ativo).
** Não consigo identificar o relacionamento com as transferências do imobilizado da empresa L.Real.
Alguém saberia me explicar essa contabilização, visto que a empresa L.Real está tranferindo os veículos do ativo imobilizado para integralização de capital??
Isso está correto?
**Quanto a essas transferências de veículos do imobilizado ed uma empresa para a outra, o valor têm de seguir o contrato social (R$ 270.000,00), correto?
Essas transferências têm que ter o calculo dos 97%, como na contabilização do resultado do período para Equivalência?
E quanto a apuração de Lucro de 2008 da empresa L.Presumido (Revendedora de veículos), o valor apurado deve ser calculado sobre os 97% e contabilizado como participação societária mesmo tendo esses lançamentos de participação societária contra venda de ativo imobilizado?
Isso já não caracteriza uma participação da empresa L.Real??
Ou mesmo assim tenho de contabilizar o resultado do período (lucro/prejuízo) calculado sobre os 97% como participação soc. contra equivalência??
A conta de Participação Societária para a transferência desses bens está contabilizada corretamente, quando se utiliza em contra partida a conta de Vendas de Imobilizado (receita)??
Se alguém souber como me ajudar agradeço muito, pois não tenho muitos conhecimentos em transferências de bens de uma empresa para outra como Participação Societária...
Agradeço desde já!
Anna Paula.
Editado por Anna Paula Correia em 8 de julho de 2009 às 09:37:47