x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 410

MEI - Dúvida Legislação

Catia Nalin

Catia Nalin

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 10:20

Pessoal, Bom dia!

Estou precisando de ajuda, sou contadora mas sempre atuei na área de Departamento Pessoal. Atualmente estou Home Work, apenas para MEI e Simples Doméstico.
Entrou uma cliente que está formalizada no MEI desde 2011 e não houve nenhum recolhimento da Guia DAS e tampouco entregue alguma declaração. Consegui fazer a baixa sem problemas em fevereiro/2017. Agora a pergunta crucial: O DAS desse período devem ser recolhidos e as declarações deverão ser entregues?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 12:14

Cátia,

Sim, os valores de DAS de todo o período do MEI deverão ser recolhidos e as DASN-SIMEI deverão ser entregues.

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Soluções contábeis completas;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
* RJ e PR
Catia Nalin

Catia Nalin

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 13:08

Boa tarde Daniel, muito obrigado pela ajuda, posso explorar mais um pouquinho?

Eu entendi que a efetivação da condição de MEI só se daria após o pagamento do 1º DAS.... você teria a legislação para eu passar para o cliente, pois são 67 guias a serem pagas, irei na palestra sobre MEI no SEBRAE dia 14/03.

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 13:19

Cátia,

Essa informação está disponível no Portal do Empreendedor, do Governo Federal:

10.3 - O MEI COM DÉBITOS MENSAIS (DAS) E ANUAIS (DASN-SIMEI) PODERÁ FAZER A BAIXA DA EMPRESA?
Resposta:
Sim. Mesmo estando com débitos, o contribuinte pode dar baixa e pagar a dívida em nome da pessoa física.