x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 1.949

Transferência de Arroz em casca

Rogério Martins

Rogério Martins

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Custos
há 15 anos Quinta-Feira | 9 julho 2009 | 16:59

Boa Tarde,

Somos uma indústria de Beneficiamento de Arroz, porém, parte do arroz em casca que utilizamos no beneficiamento origina-se de culturas realizadas em propriedade rural pertencente a empresa. A dúvida surge da seguinte forma:

Quando transfiro arroz da nossa granja para a indústria realizamos com a operação 1151-05 - Transferencia para industrialização com emissão de contranota, e, sendo assim, qual a correta contabilização desta movimentação?

Grato

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 9 de julho de 2009 às 17:52:13.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 9 julho 2009 | 18:39

Rogério Martins

Voce precisa definir se a industialização(Beneficiamento) é em unidades de beneficiamento propria ou de terceiros.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

há 15 anos Sexta-Feira | 10 julho 2009 | 08:28

Rogério Martins

Estou supondo que o arroz na unidade Rural já tenha um custo apurado e já esteja contabilizado no estoque.

Pela transferência da Unidade Rural para a Unidade Beneneficiadora

D-Estoque Arroz In-Natura da Unidade Beneficiadora
C-Estoque Arroz In-Natura da Unidade Rural

Estou supondo tambem que a quebra na produção e os custos de produção já foram devidamente apurados e imputados no produto final.

Pela Produto Final

D-Estoque de Arroz tipo X
D-Estoque de Arroz tipo y
C-Custos Produção de Arroz

Onde no custo de produção está embutido:
-Estoque Arroz In-Natura
-Casca do Arroz
-Embalagem
-Custos operacionais(Mão-de-Obra, Luz, Tel,etc,..)

Só sei que nada sei.
Rogério Martins

Rogério Martins

há 15 anos Sexta-Feira | 10 julho 2009 | 08:43

Agradeço o Breve Retorno,

Uma última Dúvida.

Ao final do exercício, por apurarmos pelo Lucro real, o saldo Credor que ficar na conta sugerida Estoque Arroz In-Natura da Unidade Rural, deverá ser apropriado ao Custo, para zerar a conta até que se inicie a próxima safra?

Aguardo

M Messias Santos

M Messias Santos

há 15 anos Sexta-Feira | 10 julho 2009 | 08:48

Rogério Martins

Pela minha concepção de controle, na conta estoque in-natura da unidade rural, deveria ter um saldo devedor pela quebra em estoque. Saldo este que eu imputaria na fase seguinte de rebeneficiamento.

Editado por M Messias Santos em 10 de julho de 2009 às 08:54:10

Só sei que nada sei.
Rogério Martins

Rogério Martins

há 15 anos Sexta-Feira | 10 julho 2009 | 08:54

Nós temos uma conta com a nomenclatura de Culturas Temporárias, onde registramos toda a aquisição de Adubos, fertilizantes, sementes etc..., estes necessários para cultura do arroz. Sendo assim, pelo que entendi, devo considerar a movimentação de transferência do estoque in-natura nesta mesma conta, e, ao final do exercício transferir o saldo para o custo do exercício vigente.

Acho que entendi sua colocação.

A. Rodrigues

A. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 16:50

Amigos, gostaria de aproveitar o topico para não ter que abrir um outro.
Encontrei no CONVÊNIO ICM 50/75:

Cláusula primeira Ficam os Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Santa Catarina autorizados a conceder os benefícios previstos na cláusula primeira, do Convênio AE-2/73, de 7 de fevereiro de 1973, para os seguintes produtos: farelo de arroz e farelo ou torta de linhaça.

No caso, se o produto que sai de SP e entra em MG, fica obrigado ao recolhimento antecipado do imposto?
Se sim, quem deve pagar seria o imposto seria o destinatario?
Grato
At.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
contvale@bol.com.br
A. Rodrigues

A. Rodrigues

há 14 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 12:47

Amigos, com relação a questão acima, as unicas alterações que encontrei são as seguintes :
CONVÊNIO ICM 36/82
CONVÊNIO ICM 04/81
Se puderem ajudar agradeço
Grato
At.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16
contvale@bol.com.br
A. Rodrigues

A. Rodrigues

há 14 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 20:50

Ainda temos:

RICMS 01 (ANEXO 3) - TÍTULO I
Da substituição tributária nas operações antecedentes
Capítulo II
Do diferimento nas operações com mercadorias
Art. 3° O imposto fica diferido para a etapa seguinte de circulação na saída das seguintes mercadorias, quando
destinadas à comercialização, industrialização ou atividade agropecuária:
I - cama de aviário;
II - casca de arroz;

Grato
At

contvale@bol.com.br
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 13:40

Boa tarde, caro Alecssandro

É compreensível a sua intenção de "aproveitar um tópico já aberto", porém, embora seja falado de casca de arroz, o assunto é específico à contabilização do beneficiamento, concernente a esta sala de contabilidade em geral e não as implicações legais e tributárias no trânsito dos objetos, que será melhor esclarecido na sala de "Legislações Estaduais e Municipais".

Deste modo, sugiro que você busque estas informações na última sala que indiquei.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
A. Rodrigues

A. Rodrigues

há 14 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 17:28

Obrigado Ricardo
Farei conforme instruçoes.
Abçs

contvale@bol.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: