x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.077

Contabilização de uma Obra (Construção Civil)

PATRICIA SILVA

Patricia Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 8 março 2017 | 16:56

Boa tarde,

Gostaria de saber como funciona a contabilização de uma Obra (Construção civil) sendo que os apartamento foram vendidos na planta, e a receitas são mensais.
No meu caso todos os custos estou colocando no ativo, porem a obra terminou, e não sei como proceder para alocar os custos desses apartamento e dá baixa no meu estoque sendo que os apartamentos já foram vendidos na planta e entrega, preciso fechar meu balanço com essas informações.

Desde já, Muito obrigada!

Me ajudem, Por favor!

João Paulo Guedes do Nascimento

João Paulo Guedes do Nascimento

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 16 março 2017 | 12:35

Boa tarde,

Sendo muito simplista, eu procederia da seguinte forma:

Primeiro vc deverá saber como ratear os custos (estoque) das obras por cada unidade. Para isso, vc deve ter o memorial descritivo da obra para saber a área de cada unidade.

Sabendo-se o custo de cada unidade, você poderá baixar seu custo.

Exemplo:

Unidade 01
Área da unidade: 50m²
Área total do empreendimento: 1.000m²
Percentual da unidade: 50/1000 = 5%
Custo total da obra: R$ 1.000.000
Custo total da unidade 1: 1.000.000*5% = R$ 50.000

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!
PATRICIA SILVA

Patricia Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 17:10

Me ajuda João Paulo, primeira vez que trabalho com construção civil, é muito complexo. Enquanto a esse calculo que me passou to por dentro dele,
queria uma ajuda em contabilização, onde lançar e etec...

Atenciosamente,
Patricia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade