FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
Impostos Tributados em Notas Fiscais
Barbara Sales
Iniciante DIVISÃO 3 , Economista
há 8 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 16:13
Boa tarde, sou uma estudante de Economia que está querendo aprender um pouco mais de Contabilidade.
Tenho essa nota fiscal de serviço com um valor bruto e tiveram deduções de CSLL, COFINS, PIS E ISS e foi pago um valor líquido.
Essa nota é de São Paulo, nas informações da nota vem dizendo que o imposto foi RETIDO pelo tomador do serviço.
Queria entender um pouco mais sobre isso. Os impostos foram pagos pela empresa prestadora do serviço, já que o valor enviado para pagamento em boleto foi o líquido ?
Eu dei uma lida e vi que impostos retidos precisam ser pagos pelo tomador do serviço, já que é assim, eu preciso gerar um novo valor para pagar ?
Se alguém puder me tirar essa dúvida vai ser de imensa ajuda!
há 8 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 16:30
Bárbara, quando há retenções em nota o valor a ser pago pelo tomador é o líquido, será o tomado que deve recolher os impostos.
Por exemplo, se a nota emitida foi no valor de R$2000,00 e as retenções de 300,00, o tomador deve pagar ao prestador o valor de R$1700,00 e recolher as guias no valor de R$300,00.
Maicon Silva Lima
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 16:36
Olá, Barbara Sales. No caso de prestação de Serviço, alguns tipos de empresas sofrem a Retenção do Imposto na Fonte. Ao invés da empresa prestadora do serviço pagar o imposto na sua totalidade, a obrigatoriedade passa a ser da empresa que tomou o serviço. Então paga-se uma parte do imposto por ela, ou seja, o imposto que foi retido na Nota Fiscal. Já a Prestadora do Serviço fica encarregada de abater esse imposto já retido na apuração no final do mês.
Barbara Sales
Iniciante DIVISÃO 3 , Economista
há 8 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 16:55
Muito obrigada pela atenção, Fernanda!!
Me ajudou bastante.
Maicon e a empresa tomadora precisa provar para a prestadora o pagamento desses impostos ? Porque sempre foi pago só o valor liquido e esse desconto do imposto foi notado só agora, eles estão em aberto ? Eu fiz uma pesquisa na prefeitura e não tem nada para ser pago, não tem nenhum valor em aberto