x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.240

Empresas da Area Médica

GUSTAVO FERNANDES DE ARAUJO

Gustavo Fernandes de Araujo

Prata DIVISÃO 1 , Account Manager
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 08:26

Olá amigos contabilistas,

Estou com uma dúvida em relação a uma amiga médica, que constituiu uma empresa para atuar em um hospital, como é comum hoje em dia os hospitais pagarem apenas mediante nota fiscal, so que existe alguns médicos que não possuem empresas, e em alguns casos, outros médicos, "emprestam" essa nota fiscal para o colega que não possui.
Qual seria a penalidade nesses casos e as implicações contabeis ?


Grande Abraço a todos !

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 21:24

Boa noite, Gustavo


Antecipadamente sabendo que tal prática é duvidosa (senão até prejudicial aos envolvidos, além de ser à margem da Lei), tal ato não mereceria muitos comentários.

Inicialmente observemos que um profissional regulamentado que embora conhecendo o sistema não constitua sua própria empresa, ao fundo não é tão profissional assim.

Como abstenho-me de pesquisar e/ou dissertar sobre implicações disto, prefiro fazer apenas uma única observação largamente válida para sua amiga médica:

Médicos, Advogados, Contadores, etc., exercem uma profissão que depende diretamente do intelecto de cada um (e a responsabilidade sempre será destes), e mesmo trabalhando como uma empresa, a responsbilidade civil sempre recairá sobre o profissional.

Imagine agora um médico que "empresta" a Nota de Serviços de sua empresa para um outro profissional que por alguma falha (não importa de quem seja) deixa sequelas em um paciente que após um tempo venha a óbito por causa disto; imagine quem responderá dois processos? Será um no Conselho Regional e outro na Justiça Comum. É claro que quem responderá por isto tudo serão os proprietários da empresa que emitiu a nota.

Apenas analise esta situação e alerte sua amiga; caso meu ponto de vista não seja o bastante conclusivo para tanto, sugiro-lhe o contato pessoal com algum outro profissional em sua região.

Boa sorte

Editado por Ricardo C. Gimenez em 14 de julho de 2009 às 21:26:56

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade