x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.189

contrato de mútuo

MARCELA ARNAUD DE SOUSA

Marcela Arnaud de Sousa

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 15:50

Ola colegas

Estou com a seguinte situação:

Uma empresa esta tendo lucro e seus socios por necessidade economica estão precisando fazer um emprestimo junto a mesma, pensei em fazer um contrato de mutuo, mais nao sei se é a melhor opção. Gostaria de saber se alguém tem uma sugestão legal e contabilmente melhor. E em caso negativo, gostaria que alguem me desse algumas dicas de como proceder para elaboração e legalização do contrato de mutuo.

Aguardo retorno e agradeço a atenção desde já.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 17:13

Boa tarde, Marcela Arnaud de Sousa

Bem vinda ao Fórum Contábeis.

Matéria didática acerca de contrato de mútuo, além do material já existente aqui nos arquivos, você poderá encontrar no Fascículo 29/2009 do Manual de Procedimentos (Mapa Fiscal) - caderno de IR, Contabilidade e Direito Empresarial (pág. 8).

Outra opção seria o levantamento de um Balanço Preliminar e distribuir os lucros até então apurados, pois enquanto os juros provenientes do contrato de mútuo (que deve ser registrado) são tributados, a distribuição de lucros contabilmente compravados é isenta.

A decisão fica por sua conta.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade