x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 24.953

Contabilizar furto em caixa

JOEL BATISTA

Joel Batista

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 17:28

Como fazer para contabilizar um furto de dinheiro em caixa em uma empresa imune do IR ou seja uma Fundação?

Tópico movido por Luiz José para esta sala em 14 de julho de 2009 às 18:12:28.

JOEL BATISTA

Joel Batista

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 17:30

Como faço para contabilizar o valor recebido de um premio de seguro, o valor foi creditado em minha conta corrente. Posso recuperar no meu resultado com o que foi gasto na obra? a empresa no qual estou fazendo questionamento trata de uma Fundação.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 16 julho 2009 | 09:34

Como fazer para contabilizar um furto de dinheiro em caixa em uma empresa imune do IR ou seja uma Fundação?

Os prejuízos por desfalque, apropriação indébita ou furto cometidos por empregados ou terceiros somente são dedutíveis como despesa, para fins de apuração do lucro real, caso haja:

a) inquérito instaurado nos termos da legislação trabalhista; ou
b) queixa apresentada perante a autoridade policial.
(RIR/1999, art. 364)

NOTA: como nesse caso a Instituição é imune do IR, aplica-se a letra "a" e "b"

O lançamento contábil será esse:

D - Perdas de Capital(CR)
C - Caixa ou Bancos (AC)

NOTA: as entidades sem fins lucrativos, seguem os mesmos principios fundamentais de contabilidade.

Como faço para contabilizar o valor recebido de um premio de seguro, o valor foi creditado em minha conta corrente. Posso recuperar no meu resultado com o que foi gasto na obra? a empresa no qual estou fazendo questionamento trata de uma Fundação.

Resposta 1 = procure pesquisar no banco de dados do forum sobre a contabilização desse caso, há farto material sobre o exposto.

Resposta 2 = As entidades sem fins lucrativos, seguem os mesmos principios fundamentais de contabilidade, nesse caso o amigo não pode misturar dinheiros da pessoa fisica com os dinheiros da entidade.

Aproveite e estude sobre os principios fundamentais de contabilidade.

Sds.

Editado por Claudio Rufino em 16 de julho de 2009 às 09:35:15

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Mauricio Barros

Mauricio Barros

Prata DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 09:08

Olá Marcia Adriana.

A contabilidade será a mesma, ou seja, seguindo os Princípios de Contabilidade instituídos pela Resolução CFC nº. 750/93 e 1282/10, entretanto por se tratar de entidade sem fins lucrativos, esta apresentará seu resultado como Superávit ou Déficit (ao invés de Lucro ou Prejuízo).

Abraços e Sucesso!

MAURICIO BARROS
Consultor Contabil
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade