x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 13.171

Contabilização Inventário de Peças

Fabiano Schueler Pinho

Fabiano Schueler Pinho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 22:40

Boa Noite!
Passamos por um processo de inventário de nosso estoque de peças e estou em dúvidas sobre quais contas utilizo para acertar o valor de meu estoque na contabilidade. Sei que devo acertar, lançar os devidos débitos na conta de estoque, mas e a contrapartida? Uma conta de resultado, mas qual seria? algum amigo poderia me auxiliar?
grato,
Fabiano

Gilson Lima Ribeiro

Gilson Lima Ribeiro

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 15 julho 2009 | 12:14

Prezado Fabiano,entendo que,se a diferença entre físico e contábil,for resultante de enganos na contabilização da movimentação do estoque, você utiliza como contrapartida,a conta Custo de Mercadorias Vendidas(conta de resultado).
Saudações.
Gilson Ribeiro

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 15 julho 2009 | 13:14

Eu tento no máximo envitar possíveis diferenças no estoque, (como faço concessionária, também tive uma diferença no estoque de peças) fiz uma planilha com as diferenças, comparando o contábil e o físico e lancei manual, utilizando o custo mesmo como contra partida. (CR)

Fabiano Schueler Pinho

Fabiano Schueler Pinho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 15 julho 2009 | 13:23

Muito obrigado pelas respostas, amigos.
Trabalho numa concessionária, o que acontece é que neste mes o setor de pecas e acessórios realizou a contagem de estoque físico e apuramos divergencias entre o real e o que constava no sistema, devido a enchentes, pelo manuseio peças que acabam sendo danificadas e diversos outros fatores. Então realizamos os devidos acertos e o saldo físico real, confere com o estoque que aparece no sistema. Contudo, o que acontece é que o "valor" contábil de meu estoque está maior que o "valor" físico. Para este acerto sei que devo lancar um crédito para a devida conta do estoque, mas estou com dúvidas se, para este caso, realmente usaria uma conta de custo ou de despesa não operacional, por se tratar de uma "perda".
Vocês poderiam me ajudar neste impasse?
Cordialmente,
Fabiano.

Edson Luiz Vieira

Edson Luiz Vieira

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Administrativo
há 13 anos Sábado | 12 junho 2010 | 11:25

Bom dia a todos
Trabalho em uma concessionária , estamos realizando o Inventário de Peças, tenho duvidas ref. as divergências encontradas entre Fisico X Sistema. Alguem sabe se é Legal fazer ajustes de Inventário ? se tenho que emitir notas fiscais para esses ajustes ? se a Lei permite eu fazer ajustes.
Att
Edson

RAFAEL H

Rafael H

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 26 setembro 2010 | 21:59

Boa noite SRS.,

Trabalho para uma empresa no ramo de mineração de britas.
Temos um departamento de manutenção/oficina, no qual conserta os equipamentos/veículos.
As peças adquiridas estavam sendo contabilizadas em conta de Despesas Gerais/Manutenção de Máquinas e Equipamentos, porém, há peças que são adquiridas para estoque.
Gostaria de contabilizar no ativo circulante e com uma requisição da oficina, alocar na despesa.
Qual método de estoque utilizo? UEPS/PEPS/Media Ponderada?

Exemplo: Aquisicao de 10 baterias.
Estas podem ser utilizadas em carros e máquinas.
Portanto vou contabilizar:
D: Estoques/Peças para reposição
C: Fornecedor

Na baixa da requisição (utilização em um FIAT/STRADA/..)
D: Manutenção de Veículos
C: Estoques/Peças para reposição


Qual valor eu utilizo? Da primeira compra? Pela média?
Estas formas de contabilização, estão corretas?
Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.